PEPITAS DE OURO DA ESTRADA DA VIDA: Malária na Trindade



Resultado de imagem para imagens do engenho de pau, para moer cana de açucar
Foto, similar. Obtida na internet.
RECORDANDO O INÍCIO DA LABUTA DE MINHA FAMÍLIA NA TRINDADE, PEDREIRAS - MARANHÃO, ENTRE 1938 - 1940 

  O vale do Mearim, pertencente à pré-amazônia, está submetido a clima quente úmido florestal, portanto, muito propício ao desenvolvimento de doenças tropicais, como Malária, Febre Amarela, Doença de Chagas, Leishmaniose e Dengue.
O ambiente escolhido para fixação da residência, rico em umidade e vegetação arbórea, não tardou a manifestar os efeitos de sua insalubridade. Com o passar do tempo, a febre foi minando as forças da família, a ponto de não haver alguém sadio para cuidar dos demais. Com febre, meu pai ia à cidade comprar medicamento para toda a família. Lá mesmo, na farmácia, meu pai ingeria sua amarga dose de um remédio feito à base de quinina, para baixar a febre.
Apesar de tudo, a vida continuou e, dentro de algum tempo, foi construído também um galpão e um engenho de pau, puxado a boi, para moer cana. Plantou-se canaviais e roças de milho, arroz, feijão, mandioca e etc., as lavouras normais de subsistência.
Alguns membros da família não conseguiram suportar aquele embate com o mosquito da malária. Para sobreviverem, tiveram que voltar a residir na cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?