QUESTÃO 437 - YOUCAT: COMO DEVEMOS LIDAR COM OS ANIMAIS?


(Em edição)

QUESTÃO 437: COMO DEVEMOS LIDAR COM OS ANIMAIS? 

TODO AMOR IMPÕE SACRIFÍCIO
Um amor que desafia a força das águas da vida e despreza o medo da profundidade do abismo, promovendo a felicidade das criaturas para a maior glória de Deus. (Foto: pesquisa internet)

YouCat responde: Os animais, tal como nós, são criaturas que devemos amar e com os quais nos devemos alegrar, tal como Deus Se alegra com a sua existência. [2416-2418, 2456-2457]


E continua: Criaturas de Deus, os animais também sentem. É um pecado maltratá-los, fazê-los sofrer, matá-los sem necessidade. Não obstante, o ser humano não pode colocar o amor aos animais acima do amor às pessoas.

Citações YouCat
- Vós vos empenhais, bem, pela manutenção da saúde do ambiente, das plantas e dos animais. Empenhais ainda mais decididamente pela vida humana, que na hierarquia da Criação está muito acima de todas as realidades do mundo visível! João Paulo II, 08.09.1985.


REFLEXÃO

O pecado do ser humano alcançou toda a natureza. O egoísmo não deixa o ser humano se aperceber da beleza, do valor e da dignidade da obra da Criação. Deus mesmo é ignorado, maltratado, explorado e comercializado no meio de nós. 
Misericórdia, Senhor!...

____
2416. Os animais são criaturas de Deus. Deus envolve-os na sua solicitude providencial (157). Pelo simples facto de existirem, eles O bendizem e Lhe dão glória (158). Por isso, os homens devem estimá-los. É de lembrar com que delicadeza os santos, como São Francisco de Assis ou São Filipe de Néri, tratavam os animais.
2417. Deus confiou os animais ao governo daquele que foi criado à Sua imagem (159). É, portanto, legítimo servimo-nos dos animais para a alimentação e para a confecção do vestuário. Podemos domesticá-los para que sirvam o homem nos seus trabalhos e lazeres. As experiências médicas e científicas em animais são práticas moralmente admissíveis desde que não ultrapassem os limites do razoável e contribuam para curar ou poupar vidas humanas.
2418. É contrário à dignidade humana fazer sofrer inutilmente os animais e dispor indiscriminadamente das suas vidas. É igualmente indigno gastar com eles somas que deveriam, prioritariamente, aliviar a miséria dos homens. Pode-se amar os animais, mas não deveria desviar-se para eles o afecto só devido às pessoas.

2456. O domínio concedido pelo Criador sobre os recursos minerais, vegetais e animais do universo, não pode ser separado do respeito pelas obrigações morais, inclusivamente para com as gerações futuras.
2457. Os animais são confiados ao cuidado do homem, que lhes deve benevolência. Podem servir para a justa satisfação das necessidades do homem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?