QUESTÃO 163 - YOUCAT: O QUE É O JUÍZO FINAL?
(Em edição)
Youcat responde: "O Juízo Final terá lugar no fim dos tempos, por ocasião do regresso de Cristo. "Os que tiverem praticado bos obras irão para a ressurreição dos vivos; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição dos condenados." (Jo 5,29) [1038-1041, 1058-1059]"
E continua: "Quando Cristo voltar na Sua glória, toda a Sua Luz incidirá sobre nós. A Verdade ficará totalmente patente; os nossos pensamentos, as nossas ações, a nossa relação com Deus e com os outros - já nada ficará escondido. Conhecemos o sentido último da Criação, compreenderemos os maravilhosos caminhos de Deus para a nossa salvação e obteremos finalmente a resposta para a questão "Como pode o mal ser tão poderoso, se Deus é que é realmente o poderoso?" O Juízo Final será também para nós um encontro de julgamento: aqui se decidirá se despertamos para a Vida eterna ou se somos separados de Deus para sempre. Deus voltará a agir criacionalmente naqueles que tiverem escolhido a Vida; viverão para sempre na glória de Deus num "corpo novo" (cf. 2Cor 5,1) e louvá-l'O-ão em corpo e alma. > 110,112, 157"
Citações youcat: "Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do Céu, da presença de Deus, bela como noiva adornada para o seu esposo. Do trono ouvi uma voz forte que dizia: "Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitará com os homens. Deus habitará com os homens: eles serão o Seu povo e o próprio Deus, no meio deles, será o Seu Deus. Ele enxugará todas as lágrimas dos seus olhos; nunca mais haverá morte nem luto, nem gemido nem dor, porque o mundo antigo desapareceu."Disse então Aquele que estava sentado no trono: "Vou renovar todas as coisas." E disse-me: "Escreve porque estas palavras são verdadeiras e fieis!" Ap 21, 2-5"
REFLEXÃO
Juízo Final, final dos tempos, segunda vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Tudo está relacionado diretamente conosco e com nossa existência terrena. O dia final será como o momento da colheita, encerramento das lidas frenéticas, dos cuidados com plantação. "... Cesse tudo o que a Musa antiga canta", como diz Luís Vaz de Camões no Canto I.3 de "Os Lusíadas":
"Cessem do sábio Grego e do Troiano as navegações grandes que fizeram;
Cale-se de Alexandro e de Trajano a fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o peito ilustre Lusitano, a quem Neptuno e Marte obedeceram:
Cesse tudo o que a Musa antígua canta, que outro valor mais alto se alevanta."
Tudo acabou, é chegado o dia da ceifa, o trigal do Senhor amarelou.
Acabou a enganação; a mentira satânica está, em definitivo, desmascarada; toda a Verdade, revelada.
O Dia Final é o dia do Senhor, um dia inédito, um dia superior, nunca visto, um dia determinante, de alegria e de amor, de tristeza e de pavor.
Comentários