QUESTÃO 161 - YOUCAT: O QUE É O INFERNO?

(em edição)

“Havia um homem rico, que se vestia com
roupas finas e elegantes e fazia festas
esplêndidas todos os dias. Um pobre,
chamado Lázaro, (Lc 16, 19-31).

Youct responde:"O inferno é o estado da eterna separação de Deus, a absoluta ausência do amor. [1033-1o37]"

E continua: "Quem morre em pecado grave, pleno de consciência e vontade, e sem disso se arrepender, rejeitando o amor de Deus, que perdoa com misericórdia, exclui-se par sempre da comunhão com Deus e com os santos. Não sabemos, é certo, se alguém, no momento da morte, contemplando o amor absoluto, lhe pode realmente dizer "não". Nossa liberdade, porem, possibilita tal decisão. Jesus adverte constantemente para o fato de nos podermos separar definitivamente d'Ele, fechando-nos às carências dos nossos irmãos e irmãs: "Afastai-vos de Mim, malditos! [...] Quantas vezes o deixastes de fazer a um dos Meus irmãos mais pequeninos, também a Mim o deixastes de fazer." (Mt 25,41.45) > 53"

Citações youcat: "Pergunto-me: o que significa o inferno? Afirmo: a incapacidade para amar. Fiódor Dostoiévski (1821-1881, escritor russo)"
"O Senhor não tardará em cumprir a Sua promessa, como pensam alguns. Mas usa de paciência para convosco e não quer que ninguém pereça, mas que todos se possam arrepender. 2 Pd 3,9"
"Deus quer que todos se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. 1Tm 2,4"

REFLEXÃO
O inferno está mais para os que rejeitam do que para os que desconhecem o amor e a verdade. Rejeitar significa reconhecer e passar egoística e orgulhosamente ao largo.
Desconhecer pode ser, também, confundir. Caminhar em meio à escuridão e à confusão de caminhos, sem uma bússola que aponde o norte verdadeiro, pode significar uma vida de cão porém, não retira a possibilidade de salvação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?