QUESTÃO 447 - YOUCAT: POR VENTURA A GLOBALIZAÇÃO É UMA TAREFA EXCLUSIVA DA POLÍTICA E DA ECONOMIA?
(Em edição)
https://pt.slideshare.net/manuela3016/1-globalizao |
QUESTÃO 447: POR VENTURA A GLOBALIZAÇÃO É UMA TAREFA EXCLUSIVA DA POLÍTICA E DA ECONOMIA?
YouCat responde: Antes, havia uma ideia de partilha de tarefas: a economia devia ocupar-se do aumento da riqueza e a política devia trabalhar na sua justa distribuição. Na era da globalização, porém, os lucros são globalmente obtidos, enquanto a política continua cingida às fronteiras dos Estados. Por isso, é necessário hoje não apenas um fortalecimento das instituições políticas internacionais, mas também a iniciativa dos indivíduos e dos grupos sociais que, devido ao espírito da solidariedade e do amor, e não sobretudo pela expectativa do lucro, economicamente ativos nas regiões mais pobres do mundo. Ao lado do mercado e do Estado, é necessária uma sociedade fortemente civilizada.
E continua: No mercado, são permutados produtos e serviços equivalentes. Em muitas regiões deste mundo, no entanto, as pessoas são tão pobres que não podem oferecer nada para permutar, permanecendo, assim, cada vez mais dependentes. São necessárias, portanto, iniciativas econômicas determinadas não pela "lógica da troca", mas pela "lógica do dom sem contrapartida" (Bento XVI, Caritas in veritate, n.º 37). Aqui, não se trata simplesmente de dar esmolas aos pobres, mas de lhes abrir caminhos para uma liberdade econômica, no sentido de uma "ajuda para a auto-ajuda". Existem^, nesse âmbito, algumas iniciativas cristãs, como o projeto "Economia na Comunhão" do movimento dos Focolares, com mais de 750 empresas por todo o mundo. Há também, "empresas sociais" não cristãs (social entrepreneurs), que, embora estejam orientadas para o lucro, trabalham no sentido de uma "cultura do dom" e com o objetivo de mitigar a pobreza e a exclusão.
Citações YouCat:
- A economia globalizada parece privilegiar a primeira lógica, ou seja, a da transação contratual, mas direta ou indiretamente, dá provas de necessitar também das outras duas: a lógica política e a lógica do dom sem contrapartida. Bento XVI, Caritas in veritate, n.º 37.
- A "economia em comunhão" surgiu para um dia podermos dar este exemplo: num povo em que não há necessitados, também não há pobres. Clara Lubich, fundadora dos Focolares (1920-2008).
REFLEXÃO
R
Comentários