QUESTÃO 446 - YOUCAT: O QUE DIZ A IGREJA SOBRE A GLOBALIZAÇÃO?
(Em edição)
https://pt.slideshare.net/infomultifocal/globalizao-1162292 |
QUESTÃO 446: O QUE DIZ A IGREJA SOBRE A GLOBALIZAÇÃO?
YouCat responde: Em primeiro lugar, a globalização não é boa nem má, mas a descrição de uma realidade que deve ser moldada. "Nascidos no âmbito dos países economicamente desenvolvido, esse processo causou, pela sua própria natureza, um envolvimento de todas as economias. Foi o motor principal para a saída de regiões inteiras do subdesenvolvimento e, por si mesmo, construiu uma grande oportunidade. Contudo, sem a orientação da caridade na verdade, esse império mundial pode concorrer para surgirem perigos até agora desconhecidos e novas divisões na família humana." (Bento XVI, Caritas in veritate, n.º 33)
E continua: Quando compramos uns jeans baratos, não nos deveria ser indiferente em que condições eles foram produzidos, se os trabalhadores receberam ou não um salário justo. É importante a felicidade de todos. Não devemos ficar alheios às dificuldades dos outros. Ao nível da política, é necessária "uma autoridade internacional política autêntica" (Bento XVI, Caritas in veritate, n.º 67), que trabalhe para que se chegue a um equilíbrio entre as pessoas dos países ricos e dos países subdesenvolvidos. São ainda muitos os excluídos das vantagens da globalização econômica; na maioria dos casos, eles só têm de carregar os fardos.
Citações YouCat:
- É consternador ver uma globalização que dificulta cada vez mais as condições de vida dos pobres, que em nada contribui para resolver a fome, a pobreza e o desequilíbrio social e que espezinha o ambiente. Estes aspectos da globalização podem levar a contrárias reações externas, como o nacionalismo, o fanatismo religioso e até o terrorismo. João Paulo II, 2003.
- A sociedade cada vez mais globalizada torna-nos vizinhos, mas não nos faz irmãos. A razão humana, por si só, é capaz de ver a igualdade entre as pessoas e estabelecer uma convivência cívica entre elas, mas não consegue fundar a fraternidade (Bento XVI, Caritas in veritate, n.º 19)
REFLEXÃO
R
Comentários