QUESTÃO 443 - YOUCAT: QUAL É A MISSÃO DOS GESTORES E EMPRESÁRIOS?


(Em edição)


Resultado de imagem para imagens missão dos gestores de empresas
Análise do Ambiente é o processo de identificação de Oportunidades, Ameaças, Forças e Fraquezas que afetam a empresa no cumprimento da sua Missão.
 http://www.strategia.com.br/estrategia/estrategia_corpo_capitulos_analise_ambiente.htm


QUESTÃO 443: QUAL É A MISSÃO DOS GESTORES E EMPRESÁRIOS? 



YouCat responde: Os gestores e os empresários esforçam-se pelo sucesso financeiro de sua empresa. Ao lado de seus legítimos interesses (em que se incluem os lucros), eles devem considerar a sua responsabilidade social: respeitar os justos anseios dos trabalhadores, fornecedores e clientes, assim como da sociedade em geral e do ambiente. [2432]


Citações YouCat:

A economia precisa da ética, a ética da caridade, a caridade da verdade. Cardeal José Saraiva Martins.



REFLEXÃO 

[2432] "Os responsáveis de empresas têm, perante a sociedade, a responsabilidade econômica e ecológica das suas operações (178). Estão obrigados a ter em consideração o bem das pessoas, e não somente o aumento dos lucros. Estes são necessários, pois permitem realizar investimentos que assegurem o futuro das empresas e garantam o emprego."

É visto e notório que a lida com empresa, capital, economia e mercado, etc., geralmente,  escapa do contexto da sadia relação social: da ética, do decoro, da justiça e dos princípios evangélicos ensinados pela Santa Igreja, apesar do importante papel social que tais negócios possam desempenhar. 
Deus faz aliança, negocia. O negociar de Deus pressupõe liberdade, serviço, prosperidade e retribuição, é caminhada de fé, de esperança, rumo à Pátria da consolação. 
Ninguém pode ser coagido a negociar, servir, cooperar, trabalhar, muito menos, sem receber a devida e justa compensação. 
Podemos considerar a existência de uma economia da Salvação e que Deus é o seu mais digno, ético, amável e sábio promotor. 
É bom demais negociar com Deus porque Ele é generoso, fiel e benigno. Mas, há quem não goste, porque Deus não suporta mentira, enganação, hipocrisia, ganância, mesquinharia, egoísmo e tantas outras maldades, fruto do pecado, embora seja benevolente com os pecadores. 
Digo que Deus é o verdadeiro negociador, aquele que negocia por meio de aliança. Desde o princípio, o Senhor Deus faz aliança com o ser humano. Ele não se cansa da fazer aliança, apesar da infidelidade do povo. 
Deus promete, oferece e realiza fidedignamente tudo o que promete. A Sagrada Escritura está repleta de exemplos. Deus promete o que é bom e digno, como boa e digna é toda obra de Suas mãos. Promete prosperidade, dignidade, descendência, proteção, terra rica, vida plena, glória eterna e salvação. 
Em troca, como Pai Bondoso que o é, Deus quer da criatura humana amor, reconhecimento, fidelidade ao compromisso da Aliança, coragem e vontade para enfrentar sacrifícios no mundo, em favor do Seu Reino de amor; um sacrifício que pode chegar à crucifixão e à morte mas, é recompensado com a Ressurreição.  É esta, meu irmão, a empresa do cristão. 
Havia um pai de família que plantou uma vinha, construiu uma empresa. Este é Deus mesmo, na Parábola dos vinhateiros sanguinários.

"Ouvi outra parábola: havia um pai de família que plantou uma vinha. Cercou-a com uma sebe, cavou um lagar e edificou uma torre. E, tendo-a arrendado a lavradores, deixou o país. Vindo o tempo da colheita, enviou seus servos aos lavradores para recolher o produto de sua vinha. Mas os lavradores agarraram os servos, feriram um, mataram outro e apedrejaram o terceiro. Enviou outros servos em maior número que os primeiros, e fizeram-lhes o mesmo. Enfim, enviou seu próprio filho, dizendo: Hão de respeitar meu filho. Os lavradores, porém, vendo o filho, disseram uns aos outros: Eis o herdeiro! Matemo-lo e teremos a sua herança! Lançaram-lhe as mãos, conduziram-no para fora da vinha e o assassinaram. Pois bem: quando voltar o senhor da vinha, que fará ele àqueles lavradores? Responderam-lhe: Mandará matar sem piedade aqueles miseráveis e arrendará sua vinha a outros lavradores que lhe pagarão o produto em seu tempo." Mt. 21, 33-41
_____







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?