QUESTÃO 439 - YOUCAT: COMO SURGIU A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA?
(Em edição)
Cuidas da terra e a regas, e sem medida a enriqueces. Ilustração YouCat - Pags. 238/239 |
QUESTÃO 439 : COMO SURGIU A DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA?
YouCat responde: Com a sua > Doutrina Social, a Igreja respondia, no século XIX, às questões laborais. Embora a industrialização tivesse levado a um incremento do bem-estar, eram sobretudo os senhores das fábricas que com isso beneficiavam, enquanto caíam na miséria muitas pessoas, como os trabalhadores quase sem direitos. Desta experiência, o comunismo tirava a conclusão de que existia uma irreconciliável oposição entre o trabalho e o capital, que tinha de ser resolvido através de uma luta de classe. A Igreja, pelo contrário, empenhava-se por um equilíbrio justo entre os trabalhadores e os senhores das fábricas. [2421]
E continua: A Igreja empenhava-se em que, não apenas alguns, mas todos fossem beneficiados pelo bem-estar, recentemente possibilitado pela industrialização e pela concorrência. Por isso, ela apoiou a criação de sindicatos e lutou por que os trabalhadores, com a ajuda das leis e das garantias do Estado, fossem protegidos da exploração e, juntamente com as suas famílias, tivessem seguro de saúde e de outras necessidades.
Citações YouCat:
- O homem precisa ser novamente educado para se maravilhar, reconhecendo a verdadeira beleza que se manifesta nas coisas criadas. Bento XVI, Verbum Domini nº. 108
- Que o Senhor nos ajude a redescobrir o caminho da beleza como um dos itinerários, talvez o mais atraente e fascinante para conseguir encontrar e amar a Deus. Bento XV, 18.11.2009.
- Cuidas da terra e a regas, e sem medida a enriqueces. Enches a transbordar de água os teus rios e preparas assim os trigais. As paisagens do deserto gotejam e as colinas enfeitam-se de alegria. Os campos cobrem-se de rebanhos e os vales vestem-se de espigas; lançam gritos de alegria e cantam. Sl 65, 10. 13-14.
- O homem precisa ser novamente educado para se maravilhar, reconhecendo a verdadeira beleza que se manifesta nas coisas criadas. Bento XVI, Verbum Domini nº. 108
- Que o Senhor nos ajude a redescobrir o caminho da beleza como um dos itinerários, talvez o mais atraente e fascinante para conseguir encontrar e amar a Deus. Bento XV, 18.11.2009.
- Cuidas da terra e a regas, e sem medida a enriqueces. Enches a transbordar de água os teus rios e preparas assim os trigais. As paisagens do deserto gotejam e as colinas enfeitam-se de alegria. Os campos cobrem-se de rebanhos e os vales vestem-se de espigas; lançam gritos de alegria e cantam. Sl 65, 10. 13-14.
- Compete sobretudo aos fiéis leigos formados na escola do Evangelho intervir diretamente na ação social e política. Bento XVI, Verbum Domini, nº. 101
- Não pode haver capital sem trabalho, nem trabalho sem capital. Leão XIII, Rerum Novaram, nº. 9 (1891).
- Não pode haver capital sem trabalho, nem trabalho sem capital. Leão XIII, Rerum Novaram, nº. 9 (1891).
REFLEXÃO
A palavra Satanás significa "adversário" ou "opositor" 'aquele que divide'. E a Sagrada Escritura esclarece que Satanás é o inimigo de Deus e da criatura humana, aquele que opera contra o plano de Deus.
Antagonismo em questões trabalhistas, laborais, a confrontação entre o capital e o trabalho, é só mais uma das situações em que a astúcia satânica é posta para dividir, criar conflito, contrariar e desvalorizar a obra da Criação; pecado onde o egoísmo, o desamor, bate de frente com a inveja, cobiça, à vista e em busca de uma falsa felicidade. Da questão posta, o comunismo conclui que existe uma irreconciliável oposição entre o trabalho e o capital, aproveita-se e entra em cena promovendo a luta de classes.
A Doutrina Social da Igreja, e não poderia ser diferente, emana do confronto da Palavra de Deus, de Jesus mesmo, com as vicissitudes mundanas. Ela tem em vista neutralizar as ações de Satanás; é a Santa Igreja na linha de frente, onde o Corpo de Cristo enfrenta as portas do Inferno.
A Santa Igreja confia no Cristo, que diz: "... E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
________
2421. A doutrina social da Igreja desenvolveu-se no século XIX aquando do confronto do Evangelho com a sociedade industrial moderna, as suas novas estruturas para a produção de bens de consumo, o seu novo conceito de sociedade, de Estado e de autoridade, as suas novas formas de trabalho e de propriedade. O desenvolvimento da doutrina da Igreja em matéria económica e social comprova o valor permanente da doutrina da mesma Igreja, ao mesmo tempo que o verdadeiro sentido da sua Tradição, sempre viva e activa (162).
Antagonismo em questões trabalhistas, laborais, a confrontação entre o capital e o trabalho, é só mais uma das situações em que a astúcia satânica é posta para dividir, criar conflito, contrariar e desvalorizar a obra da Criação; pecado onde o egoísmo, o desamor, bate de frente com a inveja, cobiça, à vista e em busca de uma falsa felicidade. Da questão posta, o comunismo conclui que existe uma irreconciliável oposição entre o trabalho e o capital, aproveita-se e entra em cena promovendo a luta de classes.
A Doutrina Social da Igreja, e não poderia ser diferente, emana do confronto da Palavra de Deus, de Jesus mesmo, com as vicissitudes mundanas. Ela tem em vista neutralizar as ações de Satanás; é a Santa Igreja na linha de frente, onde o Corpo de Cristo enfrenta as portas do Inferno.
A Santa Igreja confia no Cristo, que diz: "... E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela."
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2421. A doutrina social da Igreja desenvolveu-se no século XIX aquando do confronto do Evangelho com a sociedade industrial moderna, as suas novas estruturas para a produção de bens de consumo, o seu novo conceito de sociedade, de Estado e de autoridade, as suas novas formas de trabalho e de propriedade. O desenvolvimento da doutrina da Igreja em matéria económica e social comprova o valor permanente da doutrina da mesma Igreja, ao mesmo tempo que o verdadeiro sentido da sua Tradição, sempre viva e activa (162).
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