QUESTÃO 436 - YOUCAT: COMO DEVEMOS LIDAR COM A CRIAÇÃO?
QUESTÃO 436: COMO DEVEMOS LIDAR COM A CRIAÇÃO?
http://arquivoinfantilbiblico.blogspot.com.br/2013/03/a-criacao-do-mundo.html |
YouCat responde: Nós cumprimos a missão de Deus na Criação quando cuidamos e eficazmente guardamos a terra como um espaço vital, com as suas leis biológicas, a sua diversidade, a sua beleza natural e as suas crescentes riquezas. Desta forma, também as gerações futuras poderão viver bem sobre a terra. [2415]
E continua: No livro do > Gênesis, Deus diz ao homem e à mulher: "Crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem na terra." (Gn 1,28) "Dominai a terra" não constitui um direito absoluto de dispor arbitrariamente dos animais e das plantas, da natureza viva e da não viva. Ser criado à imagem de Deus significa que o ser humano cuida da Criação como um pastor e agricultor. Também se diz: "O Senhor Deus tomou o ser humano e colocou-o no jardim do Éden, para o cultivar e guardar." (Gn 2,15) > 42-50, 57.
Citações YouCat:
- A experiência demonstra que toda atitude de desprezo pelo ambiente provoca danos à convivência humana e vice-versa. Surge, assim, com mais evidência, um nexo incindível entre a paz com a Criação e a paz entre os seres humanos. Bento XVI, 01.01.2007.
REFLEXÃO
O ser humano, criatura de Deus para Deus, só é confiável sob o olhar compassivo e inspirador de seu Deus, vivendo conforme a santa vontade do Altíssimo. Rompidos os laços, inimigo de Deus, entregue a si mesmo, o ser humano tornar-se-á também inimigo da Criação, irresponsável, destruidor da natureza e de si mesmo. Ocorre que, apesar de o ser humano haver comido do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, ele não possui total acesso ao conhecimento da ciência. Isto somente Deus o tem.
___
[2415]: O sétimo mandamento
exige o respeito pela integridade da criação. Os animais, tal como as
plantas e os seres inanimados, são naturalmente destinados ao bem comum
da humanidade, passada, presente e futura(155) O uso dos recursos
minerais, vegetais e animais do universo não pode ser
desvinculado do respeito pelas exigências morais. O domínio concedido
pelo Criador ao homem sobre os seres inanimados e os outros seres vivos,
não é absoluto, mas regulado pela preocupação da qualidade de vida
do próximo, inclusive das gerações futuras; exige um respeito religioso
pela
integridade da criação (156).
Comentários