QUESTÃO 420 - YOUCAT: PODE UM CASAL CRISTÃO REGULAR A PROCRIAÇÃO?
(Em edição)
QUESTÃO 420: PODE UM CASAL CRISTÃO REGULAR A PROCRIAÇÃO?
YouCat responde: Sim, um casal cristão pode e deve gerir responsavelmente o dom de poder gerar vida. [2368-2369, 2399].
E continua: Por vezes, em certas circunstâncias sociais e psíquicas e em determinadas situações de saúde, um novo filho significa, para o casal, um desafio enorme e quase sobre-humano. Existem, neste sentido, critérios claros que os casais devem considerar: em primeiro lugar, a regulação da procriação não é sinônimo de exclusão fundamental da gravidez. Em segudo lugar, ela não se confunde com a exclusão egoísta dos filhos. Em terceiro lugar, não pode estar em jogo uma pressão exterior (quando, por exemplo, o Estado decide quantos filhos o casal deve ter). Em quarto lugar, ela não implica a utilização de todo e qualquer método.
Citações:
- PATERNIDADE E MATERNIDADE RESPONSÁVEIS A Igreja aceita e defende o direito de um casal a determinar o número de filhos e a distãncia entre os nascimentos, no âmbito da regulação natural da procriação.
- O planejamento familiar naturasl não é nada mais do que o mútuo autocontrole do amor. Beata Madre Teresa.
REFLEXÃO
Procriação e egoísmo não combinam. Procriação é obra da natureza, do amor edificante de Deus; egoísmo é fruto da vontade, da fraqueza e da vaidade humanas, pautadas por força do inimigo de Deus e dos homens.
Também, o Estado, como a vontade coletiva, há de cooperar, há de se submeter aos requisitos da lei maior, do amor de Deus.
Comentários