QUESTÃO 405 - YOUCAT: COMO SE PODE VIVER UM AMOR CASTO? COMO SE ATINGE ESSA META?
(Em edição)
QUESTÃO 405: COMO SE PODE VIVER UM AMOR CASTO? COMO SE ATINGE ESSA META?
YouCat responde: Castamente vive quem é livre para o amor e não quem é escravo dos seus impulsos e paixões. Tudo o que faz com que uma pessoa ganhe significado, naturalidade, liberdade e afeto contribui para um amor mais casto. [2338-2345]
E continua: Uma pessoa torna-se livre para o amor através da autodisciplina, que se deve adquirir, exercitar e conservar em cada etapa da vida. Para isso contribui, em qualquer situação, permanecer fiel aos Mandamentos de Deus, fugir ou guardar-se das tentações, evitar toda a forma de vida dupla ou > Dupla Moral, e fortalecer-se no amor. Poder viver um amor puro e indiviso é, portanto, uma graça e um maravilhoso dom de Deus.
Citações:
- Onde o amor emerge, ele segura todos os outros impulsos e sublima-os em amor. São Bernardo Claraval.
- A soberania sobre o momento implica a soberania sobre a vida. Marie von Ebner- Eschenbach, 1830-1910, escritora austríaca)
REFLEXÃO
A autodisciplina é caminho para o amor, e tudo o mais, porque o ser humano é um constructo, um projeto, entregue a si mesmo.
É no exercício da liberdade que a criatura hunana há de se conter, e de se soltar, até se moldar convenientemente, na busca da perfeição. Entregue a si mesmo, e aberto ao Pai-Criador, ele é como o barro nas mãos do oleiro, moldado e demolido, reformado e aperfeiçoado, em seus desígnio, exigências e buscas, até a perfeição desejada.
A autodisciplina é caminhada de santidade; bem-aventurado aquele que a realiza com amor.
Comentários