QUESTÃO 397 - YOUCAT: O QUE PENSA JESUS SOBRE A NÃO-VIOLÊNCIA?
(Em edição)
QUESTÃO 397: O QUE PENSA JESUS SOBRE A NÃO-VIOLÊNCIA?
YouCat responde: O comportamento não violento tem para Jesus um valor elevado; Ele exorta os seus discípulos: "Não resistais ao homem mau! Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a esquerda." (Mt 5,29) [2311]
E continua: Jesus desaprova São Pedro que O queria defender com violência: "Mete a tua espada na bainha!" (Jo 18,11). Jesus não apela às armas. Ele cala-Se diante de Pilatos. O Seu caminho é estar ao lado das vítimas, ir até à cruz, redimir o mundo pelo amor e clamar felizes os pacíficos. Por isto, a Igreja respeita as pessoas que, por motivo de consciência, rejeitam o serviço das armas, mas se colocam ao serviço da comunidade > 283-284.
Citações:
- Das espadas farrão relhas de arados e das suas lanças, foices. Uma nação não levantará mais a espada contra outra nação, nem aprenderão mais a guerra. Mq 4,5.
REFLEXÃO
A violência chicoteia o corpo e a alma porém, não edifica, não ensina, não pacifica; e, se a criatura humana, vítima violentada, clamar aos Céus, Deus virá em seu socorro, não importando seu pecado, sua culpa.
Isto nos ensina que o verdadeiro cristão não embarca no trem da violência. Afinal, o objeto da vida é o amor e não o ódio, a paz e não a guerra, mesmo porque Deus é amor.
O amor quer dar vida enquanto o ódio quer, a morte. E quem resiste ao homem mau a ele se iguala.
“Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5-9).
A paz é filha da justiça.
Ser pacífico significa também ser justo.
E não basta ser pacífico, ser justo, é preciso trabalhar pela implantação da paz entre os homens, no mundo inteiro.
(http://www.catequisar.com.br/texto/reflexoes/2012/jun/nmr_137.ht)
Comentários