QUESTÃO 395 - YOUCAT: O QUE É A PAZ?
(Em edição)
QUESTÃO 395: O QUE É A PAZ?
YouCat responde: A paz é a consequência da justiça e o sinal do amor realizado. Onde existe paz pode "cada criatura descanar numa boa ordem! (Santo Tomás de Aquino). A paz terrena é a imagem da paz de Cristo, que reconsiliou o Céu com a Terra [2304-2305]
E continua: A paz é mais do que a ausência de guerra, e também mais que um equilíbrio de fôrças obtido com zelo ("equilíbrio do medo"). Num estado de paz, as pessoas podem viver seguras com a sua riqueza adquirida com justiça e realizar permutas umas com as outras. Na paz, respeitadas a dignidade e o direito à autodeterminação do indivíduo e dos povos. Na paz, a comum existência humana é marcada pela solidariedade fraternal. 66, 283-284, 327.
Citações:
- Eu sei que, sempre que as pessoas se esforçam por viver o Evangelho como Jesus o ensinou, tudo começa a mudar: toda a agressividade, toda a angústia e tristeza tão lugar à paz e à alegria. Baudouin (1930-1993, rei belga).
- Bem-aventuradoso os que promovem a paz! (Mt 5,9).
- Cristo é a nossa paz. (Ef 2,14).
- O fruto da justiça será a paz, e o produto da justiça será repouso e segurança para sempre. (Is 32,17).
REFLEXÃO
Na cruz repousa nossa esperança de paz, afinal foi nela que, pacificamente, Jesus descançou Sua divina cabêça coroada de espinhos.
A paz que nos vem da cruz de Cristo é justa e verdadeira; pois, pela cruz fomos todos justificados; pela cruz nos é dada a redenção; pelo caminho da cruz, Deus nos perdoa e nos eleva à condição de filhos.
Então, podemos dizem: Pai nosso, santificado seja o vosso nome! Venha o vosso reino! Seja feita a vossa vontade! Perdoai nossas ofensas e não nos deixeis tropeças e cair nas tentações que nos angustiam, neste mundo desunido.
É na vivência da justiça que se constrói a paz na comunidade e entre os povos.
Que Deus nos ajude a praticar a justiça e viver em paz, para construirmos juntos uma pátria amada, pacífica e fraterna, justa e verdadeira!
Tudo para honra e glória do Santo Nome do Senhor!...
Comentários