QUESTÃO 392 - YOUCAT: COMO É FERIDO O DIREITO DE UMA PESSOA À INTEGRIDADE CORPORAL?
(Em edição)
QUESTÃO 392: COMO É FERIDO O DIREITO DE UMA PESSOA À INTEGRIDADE CORPORAL
YouCat responde: O direito de uma pessoa à integridade corporal é ferido com o recurso à violência, ao rapto, aos maus-tratos, ao terrorismo, à tortura, à violação, à esterilização forçada, assim como à amputação e mutilação sem fins médicos. [2297-2298].
E continua: Estes atentados fundamentais contra a justiça, o amor e a dignidade humana também não se justificam quando são cobertos pela autoridade do Estado. Cosciente da culpa histórica dos cristãos, a Igreja luta hoje contra todo o recurso à violência física e psíquica, especialmente a tortura.
Citações:
- Muitas vezes, porém, os cristãos renegaram o Evangelho e, cedendo à lógica da força, violaram os direitos de raças e povos, desprezando as suas culturas e tradições religiosas: Sede paciente e misericordioso conosco, e perdoai-nos! João Paulo II, Confissão das culpas da Igreja, 2000.
REFLEXÃO
Onde se encontra o ser humano, aí está o pecado; mesmo dentro da Igreja, trava-se um duelo, de vida ou de morte, com as fôrças satânicas; e infeliz daquele que, apesar de todo esforço, não se libertar do pecado.
Tem-se, assim, uma Igreja santa e pecadora, uma Igreja em que Cristo (o Santo de Deus) trabalha o coração do ser humano pecador; cultivando, muitas vezes, um solo árido, regando-o com o próprio sangue redentor.
Comentários