QUESTÃO 377 - YOUCAT: QUANDO SE DEVE DESOBEDECER AO ESTADO?


(Em edição)

QUESTÃO 377: QUANDO SE DEVE DESOBEDECER AO ESTADO?

igreja-estado-coroacao
Só depois de o Papa Calisto II e o imperador alemão Henrique V firmarem um acordo – era a primeira concordata formal entre um Papa e um chefe de Estado –, a controvérsia viria a ser superada. https://padrepauloricardo.org/blog/o-estado-nao-pode-ser-indiferente-a-autoridade-de-deus

YouCat responde: Ninguém deve seguir orientações estatais que estejam contra as leis de Deus. [2242-2246, 2256-2257].

E continua: Jesus exortou apenas a uma relativa obediência ao Estado. São Pedro e os apóstolos disseram: "Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens" (At 5,29). Se um Estado promulgar leis e adotar medidas raciais, sexistas ou destruidoras da vida os cristãos, por consciência, não podem obedecer ou colaborar, devem mesmo opor resistência. 379.

Citações:
  • Então, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus! (Mt 22,21).

REFLEXÃO

O mandamento maior vincula o ser humano primeiro a Deus, a quem deve amar e obedecer, sobre todas as coisas depois, ao irmão, na medida do amor próprio de cada um.

A sã consciência recomenda sã convivência pautada no amor obediência. Obediência, não ao ser humano mas, a Deus em primeiro lugar e depois, às leis e instituições, fundadas em valores eternos e criadas em vista do bem comum. 
A obediência individual, pessoa a pessoa ou de comunidade a comunidade, etc..., só é posível quando orientada pela legislação geral do povo.
Na família (entre pai, mãe e filhos) e em outros segmentos sociais aparentados e similares, há de prevalecer a obediência, extensão do amor de Deus, em benefício de todos, em complemento e sem prejuizo das leis comuns. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?