QUESTÃO 371 - YOUCAT: DE QUE FORMA UM FILHO HONRA OS SEUS PAIS?
Em edição)
QUESTÃO 371: DE QUE FORMA UM FILHO HONRA OS SEUS PAIS?
YouCat responde: Um filho estima e honra os seus pais na medida em que lhes manifesta amor e gratidão [2214-2220, 2251].
E continua: Os filhos deviam ser gratos para com os pais apenas pela simples razão de terem recebido a sua vida do amor deles. Esta gratidão funda uma perpétua relação de amor, de gratidão, de responsabilidade. Especialmente, na necessidade, na doença e na idade avançada, os filhos devem estar disponíveis para cuidar dos seus pais, de uma forma carinhosa e fiel.
Citação:
- Honra o teu pai de todo o coração, não esqueças nunca as dores da tua mãe!... Como lhes podes retribuir por aquilo que fizeram por ti? (Eclo 7, 27-28).
- Apresentaram a Jesus umas crianças para que Ele as tocasse, mas os discípulos afastaram-nas. Jesus, ao ver isto, indignou-Se e disse-lhes: "deixai vir a Mim as criancinhas, não as estorveis! Dos que são como elas é o Reino dos Deus." (Mc 10, 13-14)
- As crianças dão-nos felicidade porque em cada uma delas são recriadas todas as coisas e o universo é novamente posto à prova. G. R. Chesterton.
REFLEXÃO
Quando o matrimônio não é casa edificada na rocha eterna, não é radicado em nosso Senhor Jesus Cristo, vem a tempestade e tudo se desmorona; pai, mãe e filhos são arrastados pela violência das águas turvas do desentendimento.
Em tais circunstâncias, que filho(a) poderá hornar pai e mãe, se eles próprios não foram honrados?
E mais!...
Onde e como filhos de pais separados poderão encontrar Deus? E, se o amor de Deus não presidiu a aliança matrimonial, não acalentou o ato de amor conjugal, não selou a geração filial, onde e como irão buscar Deus os filhos de tão infeliz casal?
E ainda, ampliando o foco!...
Se Deus já não é procurado, se os corações humanos já não reservam ao Senhor um espaço, nem cuidados? Pais e filhos tenderão a viver por si mesmos, desencontrados, criaturas sem destino, sem futuro, violentadas.
Edifiquemos o casamento nos filhos e com o amor de Deus, e teremos o carinho deles, colheremos o fruto no tempo certo da necessidade; e não cairemos na desdita da dependência do Estado ou de desconhecidos, alheios aos valores e aos amores da bendita casa dos pais.
Que nação poderá subsistir à revelia de Deus?
"Feliz a nação que tem o Senhor por seu Deus, e o povo que ele escolheu para sua herança". (Sl 32,12)
Deus é amor e não Se cansa de estender a mão ao filho pródigo, filho que pode haver ido longe demais mas, nunca deixa de ser filho amado, e que será sempre bem-vindo ao lar paterno-maternal.
Comentários