QUESTÃO 365 - YOUCAT: DE QUE FORMA OS CRISTÃOS TORNAM O DOMINGO NO DIA DO SENHOR?


(Em edição) 

QUESTÃO 365: DE QUE FORMA OS CRISTÃOS TORNAM O DOMINGO NO DIA DO SENHOR?

Santa Missa-frase padre Pio-1689_topo2
http://osemeador2004.blogspot.com.br/2013_06_02_archive.html

YouCat responde: Um cristão católico participa na Santa Missa ao domingo ou na sua véspera. Neste dia, ele deixa de lado todos os trabalhos que o impedem de adorar a Deus e de viver este dia nas suas dimensões de festa, alegria, descanso e restabelecimento. [2177-2186, 2192-2193]

E continua: Sendo o domingo uma festa pascal de frequência semanal, os cristãos, desde os primeiros tempos, juntam-se neste dia para celebrarem o seu Redentor, agradecer-Lhe e reunir-se com Ele e com os outros redimidos. Portanto, é de interesse central para cada cristão católico "santificar" o domingo e outras festas de guarda. Deste preceito estão livres todos os que têm deveres familiares prementes ou tarefas sociais importantes. Porque a participação na EUCARISTIA dominical é fundamental para a vida cristã, a Igreja considera expressamente um pecado grave afastar-se da Missa dominical sem necessidade. 219, 345.

Citações: 
  • Antes, dizia-se "Dai um domingo à alma!" Agora, dizem-se "dai uma alma ao domingo!" Peter Rosegger (1843-1918, escritor austríaco). 

REFLEXÃO

O sábado aponta para o descanso de Deus. O domingo aponta para Deus mesmo. Se, na plenitude dos tempos, Deus mesmo quis viver bem perto de nós, em nosso Senhor Jesus Crsito; a plenitude da graça, que nos é dada em Cristo, tem por objetivo conduzir-nos ao descanso eterno, em Deus. 
Assim, o domingo reflete a plenitude da graça que nos salva. 
Obrigado meu Deus, pelo domingo da ressurreição!...

Corações ao alto, irmãos!... 
Aleluia!... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?