QUESTÃO 363 - YOUCAT: COMO LIDOU JESUS COM O SÁBADO?
(Em edição)
QUESTÃO 363: COMO LIDOU JESUS COM O SÁBADO?
YouCat responde: Jesus respeitou o preceito do Sábado, mas ao mesmo tempo posicionou-se em relação a ele de uma forma altamente livre e soberana. "O Sábado foi feito para o homem e não o homem para o Sábado." (Mc 2,27) [2173]
E continua: O fato de Jesus ter curado no Sábado e ter interpretado o mandamento do Sábado de uma forma misericordiosa colocou os judeus, Seus contemporâneos, perante duas hipóteses: ou Jesus é o Messias enviado por Deus e, portanto, o Senhor do Sábado" (Mt 2,28) - ou Ele é apenas um homem simples, cujo trato com o Sábado constitui um pecado contra a Lei.
Citações:
SÁBADO (Hebr. Shabbáth = "pausa para o descanso") É o dia de descanso dos judeus, em memória do sétimo dia da Criação e do Êxodo do Egito. Começa na sexta-feira á tarde e termina na tarde do sábado. No Judaísmo ortodoxo é organizado com uma abundãncia de regras com vista à defeza do descanso sabático.
REFLEXÃO
Jesus deixa evidente a prevalência do amor sobre o preceito sabático, porém não o desqualifica. Ele apenas estabelece uma providencial regulamentação do sagrado Mandamento para sua maior eficácia. Pois, se a instituição do descanso sabático é manifestação do amor de Deus para com Suas criaturas, é por este mesmo amor de Deus que se deve suspender a aplicação do mandamento, tendo em vista circustâncias que o justifiquem. Nisto se observa a instituição de uma escala de valores que deve ser considerada para que não se pratique um ato de desamor quando se pretende amar. Exemplo: "Jesus respondeu-lhe: Há alguém entre vós que, tendo uma única ovelha e se esta cair num poço no dia de sábado, não a irá procurar e retirar? (Mt 12,11)
É mais agradável a Deus salvar uma criatura do perigo de morte do que abandoná-la para fazer valer a força de um mandamento. E este viria a ser mais um caso do qual se pode afirmar, com o Apóstolo São Paulo, que a letra mata. "Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica." (2Co 3,6)
Comentários