QUESTÃO 350 - YOUCAT: SERÃO OS DEZ MANDAMENTOS UMA COMPOSIÇÃO ALEATÓRIA?


(Em edição)

QUESTÃO 350: SERÃO OS DEZ MANDAMENTOS UMA COMPOSIÇÃO ALEATÓRIA?


Os Dez Mandamentos. Pedras defronte do Monte Sinai. Seta mostra a “árvore” e o retângulo mostra a possível “caverna de Elias” http://branfer.blogspot.com.br/2015/11/ exodo-pela-arabia-monte-sinai-verdadeiro.html


YouCat responde: Não. Os dez Mandamentos contêm uma unidade. Cada mandamento remete para o outro e não pode ser isolado e arbitrariamente cosiderado. Portanto, quem infringe um Mandamento, infringe toda a Lei. [2069-, 2079].

E continua: O que torna os Dez Mandamentos tão especiais é o fato de neles poder ser compreendida toda a vida humana. Nós, pessoas humanas, estamos orientados, com efeito, para Deus (do primeiro ao terceiro mandamento) e para os outros (do quarto ao décimo mandamento). Somos seres religiosos e sociais.

Citações:
  • Estes dez Mandamentos não se encontram na Sagrada Escritura sob esta forma, mas provém de duas fontes bíblicas: Ex 20, 2-17 e Dt 5, 6-21. Desde muito cedo as duas fontes foram doutrinalmente sintetizadas e têm sido tradicionalmente apresentadas aos crentes como Dez Mandamentos na forma catequética acima exposta.

REFLEXÃO


Os Dez Mandamentos apontam para uma importante verdade: Deus é nosso Pai Criador e deseja conviver conosco, hoje e sempre, numa grande família de amor. 
Os Mandamentos são postos como caminhos a serem percorridos por todos aqueles que buscam, na verdade, o amor de Deus; e, como orientação e apelo à convivência fraterna, com um único propósito: Deus mesmo. 
Os dez podem ser resumidos em dois: 1. Amar a Deus sobre todas as coisas. 2. Amar ao próximo como si mesmo. 
Somos filhos do amor e nosso destino é amar!... 
Alelúia!...
Obrigado, meu Senhor!...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?