QUESTÃO 355 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA "NÃO TERÁS OUTROS DEUSES ALÉM DE MIM"?


(Em edição)

QUESTÃO 355: O QUE SIGNIFICA "NÃO TERÁS OUTROS DEUSES ALÉM DE MIM"?


Deuses-NÃO TERÁS OUTROS DEUSES (13)
http://www.escola-dominical.com/2015/01/licao-3-nao-teras-outros-deuses-slides.html

YouCat responde: Este Mandamentto proibe-nos de:
  • venerar outros deuses ou divindades falsas, adorar um ídolo terreno ou vender a alma a um bem terreno (dinheiro, influência, sucesso, beleza, juventude, etc.);
  • ser supersticioso, isto é, ao invés de crer no poder, na orientação e na Benção de Deus aderir a práticas exotéricas, mágicas ou ocultas, incluindo a adivinhação e o espiritismo;
  • provocar Deus com palavras e atos;
  • cometer Sacrilégio;
  • adquirir poder sagrado de um modo corrupto e profanar o sagrado comercialmente (simonia), [2110-2128, 2138-2140].
Citações: 
  • Proselitismo ( gr. proserchomai = aproximasr-se): Trata-se da exploração da pobreza intelectual ou psíquica dos outros, para os atrair à própria fé.  
  • Superstição É a admissão irracional de que determinadas palavras, ações, acontecimentos e objetos contém em si forças mágicas ou as desenvolvem a partir de si mesmos.

REFLEXÃO

"NÃO TERÁS OUTROS DEUSES ALÉM DE MIM"

O álbum lançado em 1990 pela dupla Leandro e Leonardo vendeu mais de 3 milhões de cópias, devido ao sucesso da canção denominada "Pense em Mim" (letra abaixo).  

"Em vez de você ficar pensando nele
Em vez de você viver chorando por ele
Pense em mim, chore por mim
Liga pra mim, não, não liga pra ele
Pra ele! Não chore por ele!
Se lembre que eu há muito tempo te amo
Te amo! Te amo!
Quero fazer você feliz
Vamos pegar o primeiro avião
Com destino à felicidade
A felicidade pra mim é você
Pense em mim, chore por mim
Liga pra mim, não, não liga pra ele
Pra ele! Não chore por ele!
Pense em mim, chore por mim
Liga pra mim, não, não liga pra ele
Pra ele! Não chore por ele!"

A canção manifesta a insastisfação de alguém, sendo trocado por outro, no coração da amada; é um dramático apelo de um amor substituido, descartado. Manifesta um ciúme que é natural, próprio, do ser humano porém, aqui, disfocado, voltado para a criatura. 

A letra deixa transparecer um pouco do egoismo e da inveja que inundam o coração do cancioneiro sentimental; fala de coisas simples, muito íntimas, de coisas que tocam profundo o coração das pessoas, no seu dia a dia. Por isso, o sucesso de venda do álbum musical. Chama a atenção, particularmente, a segunda estrofe. Ela explica as razões do amado, o por que de sua canção apelativa. E a estrofe anuncia a felicidade de um projeto de vida a dois, em que, uma criatura é colocada como suprema felicidade, o Deus, da outra.

Dois rivais reivindicam o coração, o amor, da pessoa amada. 

Este é também o drama do ser humano, diante de Deus. A substituição do Deus Ùnico e Verdadeiro, no coração humano, por falsos deuses, produtos da mente e das mãos humanas; deuses que, por equivoco, disputam com o próprio Pai Criador, espaço no coração da humanidade.  
Diante de tal circunstância, o Mandamento "NÃO TERÁS OUTROS DEUSES ALÉM DE MIM" é  um apelo do Criador, não em Seu próprio favor mas, em favor da criatura humana. É a felicidade humana que está em jogo. 
A Sagrada Escritura propaga os Mandamentos e grita aos quatro ventos: Eu sempre te amei! Com amor eterno eu te amei! Dei a minha vida por amor! Antes de te formares no ventre te tua mãe, eu te amei! 
O amor do Criador, e por isso, Seu bendito ciúme, tem por objeto a eterna felicidade da criatura. É claro que a criatura redimida cantará hinos de louvor e glória ao seu Senhor, e isto alegra o coração de Deus.
A pasavra de Deus mostra o que levou o Senhor Deus a submeter Seu povo a esta regra tão determinante, pessoal e fortemente proibitiva: "NÃO TERÁS OUTROS DEUSES ALÉM DE MIM". 

Deus clama à consciência do povo, dizendo: "Em vez de ficar pensando em outros deuses que te submetem e te afastam de Mim, te degradam e te levam á morte, pensa em Mim, liga p'ra Mim, Eu Sou o Verdadeiro Deus, a verdadeira e infinita fonte da vida, da alegria e da felicidade.

A Sagrada Escritura revela as razões pelas quais Deus apresenta este mandamento. Deus parece querer prevenir contra embustes, ciladas do Demônio. Deus nos revela que, ainda no Jardim do Édem, a vontade de Deus foi desconsiderada ante a proposta mentirosa de Satanás, que sugeriu: "sereis como deuses"; e eis que nossos primeiros pais acreditaram, pecaram e foram afastados da presença de Deus. 

Deus suscitou Abraão e o fez deixar sua terra e parentela, e o enviou a caminhar por Sua Palavra, por Sua promessa; e a promessa era "farei de ti uma grande nação". E uma grande nação não se fundamenta na mentira, na falsidade.

"O Senhor disse a Abrão: Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti.” (Gn 12,1-3)

Aquele que o envia, abençôa e exalta, o Deus da promessa, é o Deus único e verdadeiro que salva e santifica. É para santificar que Abraão é chamado, em Isac, a ser pai de uma grande nação. É o projeto do Deus único e verdadeiro que está em pauta. A felicidade eterna do ser humano.

No Egito, Escravo dos adoradores de falsos deuses, o povo clamou e Deus lhe mandou Moisés, que, então, conduz o povo ao deserto e o submete à proteção da Lei do Deus único e verdadeiro.

"Estai atentos, ó céus, eu vou falar. 
E a terra ouça as palavras de minha boca. 
Derrame-se como chuva a minha doutrina, espalhe-se como orvalho a minha palavra, como aguaceiro sobre os campos verdejantes, como chuvarada sobre a relva. 
Porque vou proclamar o nome do Senhor, dar glória ao nosso Deus! 

Ele é o rochedo, perfeita é a sua obra, justos, todos os seus caminhos; é Deus de lealdade, não de iniqüidade, ele é justo, ele é reto. 
Pecaram contra ele; já não são seus filhos, mas raça degenerada, geração perversa, depravada. 
É assim que agradeceis ao Senhor, povo frívolo e insensato? 
Não é ele teu Pai, teu Criador, que te fez e te estabeleceu? 
Lembra-te dos dias antigos, considera os anos das gerações passadas.

Interroga teu pai e ele te contará; teus anciãos e eles te dirão. 
Quando o Altíssimo dividia os povos e dispersava os filhos dos homens, fixou limites aos povos, segundo o número dos filhos de Deus. 
Entretanto, a parte do Senhor era o seu povo, Jacó, a porção de sua herança.

Em solitude desértica o encontrou, entre bramidos de regiões desoladas, e o cercou de cuidados, e o acalentou, e o guardou como a menina dos olhos! 
Tal qual águia vigilante sobre o ninho, adejando sobre os filhotes, ele estendeu as asas e o tomou, o transportou sobre sua plumagem. 
Só o Senhor foi o seu guia; nenhum outro deus estava com ele.

Fê-lo galgar às alturas da terra, alimentou-o com os frutos do campo, deu-lhe a beber mel da rocha, óleo da pedra duríssima. 
A manteiga das vacas, o leite das ovelhas, a carne gorda dos cordeiros, dos carneiros de Basã e dos cabritos, com a fina flor do trigo. 
E bebeste como vinho puro o sangue das uvas. 
Todavia, Jesurum engordou e recalcitrou. Estás tronchudo, taludo, rechonchudo! 
E abandonou Deus que o criou, e desprezou o rochedo de sua salvação. 

Provocaram-lhe o ciúme com deuses estranhos, irritaram-no com abominações. 
Sacrificaram a gênios que não são Deus, a divindades desconhecidas, novas, recém-chegadas, que vossos pais nunca, jamais veneraram. 
Abandonaste o rochedo que te gerou e esqueceste Deus que te formou! 
Ao ver tais coisas, o Senhor indignou-se com seus filhos e suas filhas, e disse: vou ocultar-lhes o meu rosto e ver o que lhes sucederá...

Pois são uma geração perversa, filhos sem lealdade. 
Excitaram o meu ciúme com coisas que não são Deus, magoaram-me com suas idolatrias; também eu excitarei o seu ciúme com gente que não constitui um povo; magoá-los-ei com uma nação insensata. 
Sim, acendeu-se o fogo da minha cólera, que arde até o mais profundo da habitação dos mortos; devora a terra e os seus produtos, e consome os fundamentos das montanhas." (Dt 32, 1-22)


É por tudo isto, e muito mais, que Deus estabelece: "NÃO TERÁS OUTROS DEUSES ALÉM DE MIM". 

Não busquem falsos deuses, pois eles matam. 

Não chorem!... 
Não!... 
Não líguem p'ra eles!... 
Pensam em Mim. 
Líguem p'ra Mim. 
Não!... 
Não líguem p'ra eles!... 

Fora de Mim não há Salvação 
Não há felicidade, 
Não há amor.
Reina a morte, a corrupção.
Não há Salvação; 

Pensem em Mim,
Liguem p'ra Mim,
Não. Não liguem p'ra eles!...


======
É necessário esclarecer que o texto acima (Dt 32) situa-se em um momento difícil da história do povo de Deus. Os embates, as guerras, a miscegenação, a convivência muito íntima com povos vizinhos - os chamados filhos dos homens - e com seus deuses, as idas e vindas entre cativeiro e liberdade. Tudo isto foi paulatinamente desgastando a memória,  perturbando a relação do povo com seu Deus. O povo acabou esquecendo a pureza das origens e a grandeza do destino, glorioso e eterno, dos filhos da promessa. É nesta situação despresível que o povo é defrontado com seu Deus, por meio das palavras duras e edificantes do Profeta do Altíssimo.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?