QUESTÃO 347 - YOUCAT: POR QUE MOTIVO A "DUPLA MORAL" É UMA ACUSAÇÃO TÃO PESADA CONTRA OS CRISTÃOS?
(Em edição)
QUESTÃO 347: POR QUE MOTIVO A "DUPLA MORAL" É UMA ACUSAÇÃO TÃO PESADA CONTRA OS CRISTÃOS?
YouCat responde: A concordância entre a vida e o testemunho é o primeiro pressuposto para o anúncio do Evangelho. A "Dupla Moral" significa, portanto, trair a missão dos cristãos, que é ser "sal da terra" e "luz do mundo" [2044-2046].
E continua: São Paulo recordou à comunidade de Corintos: "É manifesto que vós sois uma carta de Cristo ... escrita não com tinta, mas com o Espírito de Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, que são os vossos corações." (2 Cor 3,3). São os próprios cristãos e não aquilo que eles dizem, as "cartas de recomendação" (2 Cor 3,1) de Cristo ao mundo. Ainda mais devastador é quando Sacerdotes e Consagrados abusam de crianças; eles não só cometem um indizível crime contra as vítimas, mas também retiram a muitos a esperança em Deus e apagam, não em poucos, a Luz da fé.
Citações:
- DUPLA MORAL é uma moral publicamente exposta ou simplesmente vivida no quotidiano reservado, que consiste em "duas medidas": por um lado, a pessoa da dupla moral defente aberta ou privadamente metas e valores que ela, por outro lado, não pratica.
- O mundo está cheio de gente que anuncia água e bebe vinho. Giovanni Guareschi (1908-1968, escritor italiano, autor de Don Camillo e Pappone).
REFLEXÃO
Como vemos, o dia-a-dia humano, cristão ou não cristão, é frequentemente contaminado por duplicidade moral: falsidades, hipocrisias, enganações, infidelidades, etc.
A concordância entre vida e testemunho, entre o "como vivo" e o "que prego", o meu viver e o meu falar, o que sou e o que aparento ser, são ensinamentos evangélicos fundamentais. É Jesus mesmo quem diz: "Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Sois semelhantes aos sepulcros caiados: por fora parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos, de cadáveres e de toda espécie de podridão. Assim também vós: por fora pareceis justos aos olhos dos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade." (Mt 23, 27-28) "Em verdade vos digo: todos esses crimes pesam sobre esta raça". (Mt 23, 36)
Os crimes dos cristãos (corpo da Igreja) maculam a fé cristã e se multiplicam em dolorosos espinhos na coroa do Divino Mestre, cabêça da Santa Igreja.
Perdão, meu Senhor!...Misericórdia!...
======
DUPLA MORAL BRASILEIRA PERSONALIZADA NO ZÉ CARIOCA:
Obvio que nossa raíz malandra não ia ficar só nas relações pessoais, claramente ela iria contaminar as relações profissionais.
Comentários