QUESTÃO 344 - YOUCAT: POR QUE INTERVÉM A IGREJA EM QUESTÕES ÉTICAS E ASSUNTOS DA VIDA PESSOAL?
(Em edição)
QUESTÃO 344: POR QUE INTERVÉM A IGREJA EM QUESTÕES ÉTICAS E ASSUNTOS DA VIDA PESSOAL?
YouCat responde: A fé é um caminho. Questões como "De que forma se deve estar neste caminho?" ou "Como se age corretamente e se vive bem?" não se responde apenas com as diretrizes do Evangelho. O MAGISTÉRIO da Igreja também deve recordar às pessoas as exigências da Lei Natural. [2032-2040, 2049-2051]
E continua: Não existe uma dupla verdade. O que é humanamente justo não pode ser cristâmente falso e o que é cristãmente justo não pode ser humanamente falso. Por isto a Igreja deve intervir extensamente em questões de moral.
Citações:
- Ainda hoje, a Igreja me dá Jesus. Isto diz tudo. Que saberia eu, pois, d'Ele, que ligação haveria entre Ele e eu sem a Igreja? Cardeal Henri De Lubac (1896-1991, teólogo francês)
REFLEXÃO
Se a Igreja é lugar e caminho da graça de Deus e da Salvação do ser humano, ela não poderá fazer vista grossa, deixar de continuar o Ministério de Nosso Senhor Jesus Cristo; ela tem por obrigação pregar o Evangelho e defenter a vida, em todas as instâncias e circunstâncias.
É São Paulo Apóstolo quem escreve: "Ai de mim se não evangelizar!... "
O Evangelho vem oferecer oportunidade de renascimento; o homem velho há de renascer para ser redimido.
A natureza do redimido há de continuar a mesma do homem velho, só que, agora, submetida à ética, à moral da fé cristã.
Quem despreza ou combate a ética cristã e o papel da Santa Igreja de Cristo, despreza o próprio Deus Criador e Pai de Jesus Cristo.
O cristão há de rezar por todos eles, como Jesus o fêz, na cruz: Pai perdoa nossos irmãos!... Eles não sabem o que fazem!...
Quantas vezes, também, precisamos de perdão?...
Comentários