QUESTÃO 335- YOUCAT: QUE SIGNIFICADO TEM A LEI DA ANTIGA ALIANÇA?
(Em edição)
QUESTÃO 335: QUE SIGNIFICADO TEM A LEI DA ANTIGA ALIANÇA?
YouCat responde: Na Lei (a Torá) e no seu cerne, os Dez Mandamentos (ou Decálogo), a vontade de Deus é revelada ao Povo de Israel; seguir o Torá é, para Israel, o principal caminho de salvação. Os cristãos sabem que, através da Lei, conhecem o que devem fazer; mas eles também sabem que não é a Lei que salva." [1963-1964, 1981-1982].
E continua: Qualquer pessoa faz a experiência de encontrar algo bom "prescrito", sem ter contudo a força para a realizar, porque é demasiado difícil; ela sente-se "impotente" (Rm 8,3 e Rm 7, 14-25). Olha-se para a Lei e sente-se como que entregue ao pecado. Pela Lei torna-se claro como é urgente estarmos orientados para a nossa força interior para cumprir a Lei. Portanto, a Lei, tão boa e importante que é, só nos prepara para a fé em Deus salvador. 349.
Citaçções:
- O Criador inscreveu no nosso próprio ser a Lei Natural, reflexo do Seu plano criador no nosso coração, como bússola e medida interior da nossa vida. Bento XVI, 27.04.2006.
- Lei era uma pedagogia e uma profecia dos bens futuros. Santo Ireneu de Lião.
REFLEXÃO
O ser humano não pode dizer que desconhece a Lei, ignora os mandamentos do seu Criador. Em todos os tempos, por toda parte e em todas as Suas criaturas, o Senhor semeia, divulga, ensimanentos construtivos e propaga Seu Verbo eterna edificador. E, na plenitude dos tempos, Seu Verbo Eterno, Nosso Senhor Jesus Cristo, veio habitar entre nós.
Aleluia, meu Senhor!...
Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos seres humanos receptivos, abertos à graça eterna.
Em Jesus, a Lei Natural torna-se tão natural quanto o ato de amar!... Em Jesus Cristo, a natureza humana foi submetida pelo amor, até à morte. E, se viver e morrer é algo natural ao ser humano, amar e ressuscitar também passou a fazer parte da natureza humana, por meio de Jesus Cristo. E, para alcançar a felicidade, dar início a alegre manifestação da fé, é bastante abrir o coração e aceitar Jesus, o filho unigênito do Pai Criador.
As portas do Jardim do Édem serão abertas, com alegria, para receber, de volta, o novo Adão e a nova Eva, edificados, ressucitados pelo poder da Palavra de Jesus Cristo e pela força do Espírito Santo que tudo renova e santifica.
Comentários