QUESTÃO 323 – YOUCAT: COMO PODE O INDIVÍDUO INTEGRAR-SE NA SOCIEDADE E DESENVOLVER-SE LIVREMENTE?


(Em edição)
O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo. (Oscar Wilde)
“O Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo.”
(Oscar Wilde: http://kdfrases.com/frase/109915.)

QUESTÃO 323COMO PODE O INDIVÍDUO INTEGRAR-SE NA SOCIEDADE E DESENVOLVER-SE LIVREMENTE?
opponent
O Eu, o Outro, o Indivíduo e a Sociedade (Leia o texto original aqui): http://pablo.deassis.net.br/2013/04/o-eu-o-outro-o-individuo-e-a-sociedade/


YouCat responde: O indivíduo pode desenvolver-se livremente na sociedade quando o princípio da "subsidiariedade" é respeitado [1883,1885, 1894]

E continua: O princípio da subsidiariedade desenvolvido pela DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA, diz: "O que o indivíduo consegue realizar por si e pelas suas próprias forças não lhe deve ser subtraído por uma instância superior." Uma instituição superior da sociedade não deve assumir as tarefas de uma inferior, nem roubar-lhe a competência. Ela existe apenas para intervir subsidiariamente (isto é, sob a forma de assistência), quando o indivíduo ou as pequenas instituições estão sobrecarregados por alguma tarefa.

Citações:

DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA. Trata-se da doutrina da Igreja sobre a ordem da convivência social e a obtenção da justiça individual e social. Os seus quatro princípios centrais são a personalidade, o bem comum, a solidariedade e a subsidiariedade.

REFLEXÃO

Nas relações sociais, a hierarquia de valores edificantes tem início no indivíduo e se segue pelos diferentes tipos de agrupamentos humanos (casal, família, parentela, comunidade, etc.); culmina com as estruturas e políticas de estado, tendo sempre em vista a importância dos direitos humanos. No entanto, é preciso distinguir o papel do estado como importante auxiliar na edificação dos agrupamentos sociais mais simples. Entretanto, jamais o estado poderá substituir, por exemplo, os país, na edificação de sua prole. Na família, os pais devem preservar a individualidade de cada filho, administrando-lhe as dificuldades levantadas e apontando-lhe caminhos edificantes, tendo semprer em vista o sadio crescimento intelectual, emocional e espiritual do filho.

Relações respeitosas entre as instâncias devem assegurar-lhes direitos e deveres, no cumprimento de suas atribuições específicas, sejam individuais, pessoias, ou sociais. Assim, tarefas, responsabilidades e atribuições de filhos podem ser orientadas mas, não devem ser exercidas, decididas, unilateralmente, pelos pais; o que quase sempre resulta em desequilíbrios irreversíveis na formação da personalidade.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?