QUESTÃO 313 - YOUCAT: POR QUE UM PECADOR DEVE VOLTAR-SE PARA DEUS E PEDIR-LHE PERDÃO?
(Em edição)
QUESTÃO 313: POR QUE UM PECADOR DEVE VOLTAR-SE PARA DEUS E PEDIR-LHE PERDÃO?
A parábola do filho pródigo voltando ao lar paterno (Lc 15) espelha muito bem a desgraça do pecador e a misericórdia de Deus. |
YouCat responde: O pecado, ofusca destrói ou nega o bem. Deus, por Seu turno, que é totalmente bom, é também o autor de todo o bem. Por isso o pecado atenta (também) contra Deus, pelo que a ordem só em contato com Ele poderá ser reestabelecida. [1847] 1824, 1849.
Citações:
a) Se dissermos que não temos pecado enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. 1 Jo 1,8
b) Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de toda a maldade. 1 Jo 1,9
REFLEXÃO
O pecado é realmente uma ofensa a Deus, transgressão posta às escondidas no coração do ser humano, por Satanás.
Como se sentirá o pai (neste caso, Deus), qual será a sua dor, ao ver um filho ou filha (Eva, no caso) ser aliciado por alguém da rua do infortùnio (Satanás)?; alguém que lhe vem falar mal do seu pai, desvalorizar seus santos e edificantes ensinamentos? Pois, foi assim que aconteceu, no princípio. E posso crer que Deus chorou e Se viu forçado a fechar as portas do Paraíso àquele primeiro casal de seres humanos, obra prima de Suas mãos.
O pecado é uma ofensa, enfermidade contagiosa terrível mas, Deus é misericordioso. Ele não abandona o pecador. O pecador é um doente que precisa de um médico especial. E Deus é este médico único, disponível. Está sempre à espera, com a porção sagrada da converção e da restauração da harmonia universal e da paz espiritual.
A dificuldade está no fato de o pecador ser, quase sempre, muito arredio e insubordinado, em sua liberalidade. Ser livre é um bem precioso mas, pode ser maldição. E eis que a maldição bateu à porta daquele primeiro casal e foi acolhida! Desde então, em nosso ser repousa o abismo e nasce o caos, desordem que afeta toda a terra.
Deus, no entanto, não se cansa de criar e oferecer condições para restaurar o que foi danificado. Na plenitude dos tempos, Jesus veio para reabrir-nos as portas do Paraíso.
Jesus primeiramente diz: Teus pecados te são perdoados. Depois, acrescenta, levanta-te, pega a tua cama e vai para tua casa.
Filho, estás limpo da lepra maldita! Volta para casa, vem habitar o lugar que te foi destinado, junto do Pai, desde o princípio!... Chega de sofrimento!... Levanta-te!... Toma o leito que te apóia neste infortúnio e volta para Casa!... Vem comigo!... Estamos todos à tua espera!... Temos preparado um novílho cevado para festejarmos a tua chegada!
Pecar significa transgredir a lei. O pecador ofende a Deus quando deixa de cumprir Seus mandamentos. Os mandamentos de Deus são de fácil cumprimento. Jesus mesmo é quem diz: "O Meu fardo é leve e o Meu jugo é suave".
"O Judaísmo considera a violação de um mandamento divino como um pecado. O judaísmo ensina que o pecado é um ato e não um estado do ser. A Humanidade encontra-se num estado de inclinação para fazer o mal (Gen 8:21) e de incapacidade para escolher o Bem em vez do Mal (Salmo 37:17). O Judaísmo usa o termo "pecado" para incluir violações da Lei Judaica que não são necessariamente uma falta moral. De acordo com a Enciclopédia Judaica, "O Homem é responsável pelo pecado porque é dotado de uma vontade livre ("behirah"); contudo, Ele tem uma natureza fraca e uma tendência para o Mal: "Pois o coração do Homem é mau desde a sua juventude" (Gen,8,21; Yoma,20a; Sanh105a). Por isso, Deus na sua misericórdia permitiu ao Homem arrepender-se e ser perdoado. O Judaísmo defende que todo o Homem nasce em pecado, pois a consequência de Adão recai sobre os outros homens, conforme o Salmo 51,5: "Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe." (https://pt.wikipedia.org/wiki/Pecado)"
Comentários