QUESTÃO 297 – YOUCAT: PODE UMA PESSOA FORMAR A SUA CONSCIÊNCIA?
(Em edição)
QUESTÃO 297: PODE UMA PESSOA FORMAR A SUA CONSCIÊNCIA?
YouCat responde: Sim. Deve inclusivamente, fazê-lo. A consciência, inata a todo o ser humano, dotado de razão, pode ser mal orientada e anestesiada. Deve ser por isso formada, a fim de se tornar um instrumento cada vez mais fino de comportamento reto. [1783-1788, 1799-1800].
E continua: A primeira escola da consciência é a da autocrítica; nós, seres humano, temos de fato a tendência para julgar de acordo com o nosso interesse. A segunda escola da consciência é a orientação para agir bem com os outros. A correta formação da consciência conduz o ser humano á liberdade de fazer o bem, corretamente discernido. A Igreja, ao longo de sua longa história e com a ajuda do Espírito Santo, colecionou muita sabedoria sobre comportamento correto; pertence à sua missão educar a humanidade e dar-lhe também orientações. 344.
Citações:
Citações:
http://kdfrases.com/frase/139303 |
Violentar a consciência humana significa ferí-la profundamente, desferir o mais doloroso golpe à sua dignidade. Em certa medida, é mais grave que matá-la. Beato João XXIII (1881- 1963, o Papa do Concílio Vaticano II).
REFLEXÃO
PODE UMA PESSOA FORMAR A SUA CONSCIÊNCIA?
Aprendemos que o ser humano é algo em construção, é um projeto entregue a si mesmo. E o aluno que quer mesmo penetrar a verdade das coisas tende a procurar um sábio professor.
Então, vai encontrar seu próprio Criador, Luz edificante da consciência humana, Inteligência reveladora da verdadeira sabedoria.
A reta consciência do cristão lhe é dada pela luz do Espírito Santo de Deus; uma consciência reta vale mais do que ouro! Mas, o que acontece geralmente com a consciência humana? Ela reflete o afastamento de Deus e o apego aos bens terrenos.
A reta consciência do cristão lhe é dada pela luz do Espírito Santo de Deus; uma consciência reta vale mais do que ouro! Mas, o que acontece geralmente com a consciência humana? Ela reflete o afastamento de Deus e o apego aos bens terrenos.
“Nada mais vil do que o amor ao dinheiro: aquele que o ama chega até a vender a sua alma” (Eclo 10,10).
“Para o homem avarento e cúpido a riqueza é inútil; para que serve o ouro ao homem invejoso” (Eclo 14,3).
“Quem procura enriquecer afasta os olhos de Deus” (Eclo 27,1).
Muitos pais só se preocupam em trabalhar cada vez mais, e não têm tempo para os filhos. Cobre-os com excesso de dinheiro, roupas e bens, mas deixam-lhes faltar o essencial: a sua presença. É preciso fugir desta escravidão.
“As vigílias para enriquecer ressecam a carne, as preocupações que elas trazem tiram o sono” (Eclo 31,1).
(http://cleofas.com.br/educar-para-as-virtudes-parte-3/)
Comentários