QUESTÃO 294 – YOUCAT: UMA PESSOA É PECADORA SE SENTIR EM SI PAIXÕES FORTES?
(Em edição)
QUESTÃO 294: UMA PESSOA É PECADORA SE SENTIR EM SI PAIXÕES FORTES?
YouCat respode: Não, as pessoas podem ser muito valiosas. Só por causa de uma má orientação é que servem o mal as paixões que foram pensadas para uma poderosa realização do bem. [1767-1770, 1773-1775]
E continua: As paixões que foram orientadas para o bem tornam-se virtudes. Elas tornam-se, então, carburante para uma vida de luta pelo bem e pela justiça. As paixões que dominam o ser humano, lhe robam a liberdade e o desencaminham para o mal chamam-se vícios.
Citações:
A virtude é o que uma pessoa faz com paixão; o vício é o que uma pessoa, por paixão, não consegue deixar. São Tomás de Aquino.
REFLEXÃO
A Sacrada Escritura está carrregada de exemplos de manifestações do amor de Deus para com os pecadores. Mais ou menos apaixonados, somos todos pecadores e candidatos a sermos mais ou menos virtuosos. E Deus não se cança de criar situações para nos atrair ao Seu Reino de amor.
É disto que nos fala o Santo Evangelho: "Então lhes propôs a seguinte parábola: Quem de vós que, tendo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? E depois de encontrá-la, a põe nos ombros, cheio de júbilo, e, voltando para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Regozijai-vos comigo, achei a minha ovelha que se havia perdido. Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um só pecador que fizer penitência do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento" (Lc 15,3-5).
O mais aviltado e apaixonado pecador, alcançado pelo Senhor, tende a ser, também, o mais fiel, apaixonado e virtuoso servidor.
"Um credor tinha dois devedores: um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos a sua dívida. Qual deles o amará mais? Simão respondeu: A meu ver, aquele a quem ele mais perdoou. Jesus replicou-lhe: Julgaste bem." (Lc 41-43)
À mulher, Jesus falou: "Por isso te digo: seus numerosos pecados lhe foram perdoados, porque ela tem demonstrado muito amor. Mas ao que pouco se perdoa, pouco ama." (Lc 7,47)
Comentários