QUESTÃO 234 - YOUCAT: QUANDO E COM QUE FREQUÊNCIA SE DEVE CONFESSAR OS PECADOS GRAVES?

(Em edição)

QUESTÃO 234 : QUANDO E COM QUE FREQUÊNCIA SE DEVE CONFESSAR OS PECADOS GRAVES?


YouCat responde: "Os pecados graves devem ser confessados a partira da idade da razão. A Igreja recomenda vivamente fazê-lo uma vez a cada ano. Em todo o caso, devemos confessar-nos antes de receber a Sagrada Comunhão, se houvermos cometido algum pecado grave." [1457]

E continua: "Por 'idade da razão' a Igreja entende a idade na qual se atinge o uso das faculdades racionais e o discernimento entre o bem e o mal." 315-320.

"Não é justo pensar que deveríamos viver de um modo em que o perdão não era necessário. Devemos aceitar a nossa fragilidade, mas permanecera caminho, nunca se dar por vencido mas prosseguir e mediante o Sacramento da Reconciliação, converter-nos sempre de novo a um recomeçar e desta forma crescer, amadurecer para o Senhor, na nossa Comunhão com Ele." Bento XVI, 17.02.2007.


REFLEXÃO

O mundo secularizado(*) ignora a questão do pecado e não valoriza a confissão. É momento para todo cristão intensificar seus esforços para cumprir os mandamentos da lei de Deus e viver conforme os ensinamentos da Santa Igreja, o corpo de Cristo.

(*) "A secularização é um processo através do qual a religião perde a sua influência sobre as variadas esferas da vida social. Essa perda de influência repercute-se na diminuição do número de membros das religiões e de suas práticas, na perda do prestígio das igrejas e organizações religiosas, na influência na sociedade, na cultura, na diminuição das riquezas das instituições religiosas, e, por fim, na desvalorização das crenças e dos valores a elas associados. A partir do século XIX, houve um progressivo declínio da influência das instituições religiosas tradicionais. Este declínio verificou-se tanto na prática dos fiéis, como na dificuldade crescente em recrutar clero para o desenvolvimento e manutenção da instituição. A maior parte dos estudos versou a tentativa de compreensão deste fenômeno. Hoje, a investigação já não se centra tanto nas causas e nas razões da secularização, mas nas possibilidades da relação da modernidade com o religioso." (https://pt.wikipedia.org/)

Qual a consequência social da secularização?
Quando a razão só tem razão e não deixa espaço para a piedade, o amor, tudo desmorona e nada se constrói. 
A natureza inteira geme sob o peso do pecado, do desprezo das virtudes e do aumento do egoísmo; prevalece então a dureza da lei dos homens, o império do desamor, com a consequente destruição da família, associada à proliferação da violência em todos os setores da sociedade humana.


Video ilustrativo: Confissão ao Senhor: salmo 130: 
https://www.youtube.com/watch?v=WbbQMNSSB30


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?