QUESTÃO 233 - YOUCAT: QUE PECADOS TEMOS MESMO QUE CONFESSAR?
QUESTÃO 233: QUE PECADOS TEMOS MESMO QUE CONFESSAR?
YouCat responde: "Os pecados graves que foram recordados num exame de consciência pormenorizado e que ainda não foram confessados só podem ser confessados, em circunstâncias normais, numa confissão individual". [1457]
E continua: "Certamente existem embaraços quanto à Confissão. Superá-los é já o primeiro passo para se tornar internamente saudável. Frequentemente ajuda pensar que também o Papa tem de ter coragem para confessar os seus erros e fraquezas a outros sacerdotes e, deste modo, a Deus. Só em circunstâncias existenciais graves (como na guerra, num ataque aéreo ou quando um grupo de pessoas se encontra em risco de vida) pode um sacerdote dar a absolvição a um grupo de pessoas, sem que antes tenha feito uma confissão pessoal dos pecados (é a chamada "absolvição geral")." 315-320.
"Quem melhor compreende a importância de ser confessor é o empregado de um bar." Peter Sellers (1925-1980, ator britânico)
REFLEXÃO
"Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra.
Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.
Inclinando-se novamente, escrevia na terra.
A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele." (Jo 8,6-9)
Só o Pai é santo. Somos todos pecadores, porque, marcados pela desobediência original.
Não podemos nos enganar. Negar isto já é sintoma da mácula primeira imposta ao ser humano, em sua origem, pelo arqui-inimigo de Deus e da humanidade.
Confessar pecados é obediência a Deus e precisa sinceridade, humildade, vontade de estar em santidade, viver com o Pai.
A santidade é o desígnio de Deus para toda criatura humana. Deus quer e colabora para isto.
Por isto,"Disse-lhe então Jesus: Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar."(Jo 8,11)
Comentários