QUESTÃO 222 - YOUCAT: SERÁ QUE A EUCARISTIA PODE TAMBÉM SER DADA AO CRISTÃO NÃO CATÓLICO ?
QUESTÃO 222: SERÁ QUE A EUCARISTIA PODE TAMBÉM SER DADA AO CRISTÃO NÃO CATÓLICO ?
Álbum temático - Jesus e o centurião. https://www.facebook.com/media/set/?set= a.252083658304698.1073741843.210974085748989&type=3 |
YouCat responde: "A Sagrada Comunhão é expressão da unidade do "corpo de Cristo" À Igreja Católica pertence quem está batizado nela, partilha de sua fé e vive em união com ela. Seria uma contradição se a Igreja convidasse à Comunhão pessoas que (ainda) não partilham da fé e da vida da Igreja. A credibilidade do sinal eucarístico, neste caso, seria abalada. [1398-1401] "
E continua: "Os cristãos ortodoxos podem pedir individualmente para receber a Sagrada Comunhão numa celebração católica, porque eles partilham da fé eucarística da Igreja Católica, ainda que a sua comunhão ainda não esteja em plena unidade coma Igreja Católica. Quanto aos membros de outras confissões cristãs, a Sagrada Comunhão pode ser dada em circunstâncias pontuais, nomeadamente em caso de necessidade grave ou se existe a fé integral na presença eucarística. Celebrações comuns da Ceia do Senhor entre cristãos católicos e evangélicos são uma meta e um desejo de todos os esforços ecuménicos; antecipá-las, porém, sem se ter construído a realidade do "corpo de Cristo" numa fé e numa Igreja únicas, constitui uma falsidade e não é, portanto, permitido. Outro tipo de celebrações ecuménicas, em que os cristãos de diversas confissões oram juntos são boas e inclusivamente desejadas pela Igreja Católica."
"A pessoa crente que se ajoelha apenas diante de Deus aprende a passar este mundo corretamente. Kurt Koch (*1950, bispo de Basileia). "
"Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa; mas dizei uma só palavra e o meu servo ficará curado. Mt 8,8. (Uma variante desta frase que o centurião disse a Jesus, e dita por cada cristão católico antes de receber a Sagrada Comunhão "Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo!")
REFLEXÃO
A coerência da fé cristã é recomendada...
Comentários