QUESTÃO 218 - YOUCAT: COMO DEVEMOS VENERAR CORRETAMENTE O SENHOR PRESENTE NO PÃO E NO VINHO?
QUESTÃO 218: COMO DEVEMOS VENERAR CORRETAMENTE O SENHOR PRESENTE NO PÃO E NO VINHO?
YouCat responde:
YouCat responde:
"Porque Deus está realmente presente nas espécies consagradas do pão e do vinho, devemos guardar os dons sagrados com elevada veneração e adorar nosso Senhor e Redentor presente no Santíssimo Sacramento. [1378-1381,1418]"
E continua: "Se ainda sobrarem hóstias após a celebração da Sagrada Eucaristia, elas são conservadas no sacrário, em vasos sagrados. Visto que nele está presente o Santíssimo, o Sacrário é um dos lugares mais veneráveis em cada Igreja. Diante do Sacrário fazemos uma genuflexão (isto é, dobramos o joelho direito). Quem realmente segue Cristo reconhece-O certamente nos mais pobres e serve-O neles; além disso, ele encontrará também tempo para permanecer no silêncio da adoração diante do sacrário, oferecendo o seu amor ao Senhor Eucarístico."
"Baixo-relevo em ouro do transporte da Arca da Aliança na Catedral de Santa Maria de Auch, França." http://pt.wikipedia.org/wiki/ Arca_da_Alian%C3%A7a |
CUSTÓDIA (Lat. custodia = guarda, vigilância) É a sagrada alfaia de exibição, na qual Cristo, sob a espécie do pão consagrado, é apresentado à adoração dos crentes em situações especiais."
REFLEXÃO
Segundo o livro do Êxodo, Deus estabeleceu uma Aliança, por meio de Moisés, e determinou a construção de uma Arca da Aliança, indicando seu tamanho e sua forma. Na Arca, foram guardadas as duas tábuas da lei, o cajado de Aarão e um vaso com um pouco do maná servido por Deus, a Seu povo, no deserto. As tábuas, o cajado e o maná testemunham a aliança de Deus com o Seu povo. "Para judeus e prosélitos, a Arca não era só uma representação, mas a própria presença de Deus."(wikipedia.org).
Em Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus estabelece uma Nova e Eterna Aliança com aqueles que se dispuserem a caminhar e trabalhar juntos no Seu Projeto de Amor para a Redenção do gênero humano.
Glória a Deus!... Aleluia!... Bendito seja Deus por Seu imenso amor!...
Comentários