QUESTÃO 214 - YOUCAT: COMO É ORGANIZADA A SANTA MISSA?
QUESTÃO 214: COMO É ORGANIZADA A SANTA MISSA?
Papa Bento XVI consagrando a hóstia na cerimônia de canonização do frade brasileiro Frei Galvão |
YouCat responde: "A Santa Missa começa com a reunião dos crentes e com a entrada do sacerdote e dos ministros do altar (acólitos, leitores, etc.). Após a saudação, faz-se a confissão geral (ato penitencial), que culmina no KYRIE. Nos domingos (exceto no Advento e na Quaresma) e nas festas canta-se ou diz-se o GLÓRIA.
A oração coleta introduz uma ou duas leituras do Antigo e/ou do Novo Testamento. Antes do Evangelho, tem lugar a sua aclamação (ALELUIA). Depois de anunciar o Evangelho, o SACERDOTE ou o DIÁCONO faz uma reflexão (HOMILIIA), especialmente nos domingos e nos dias solenes. Igualmente nestes dias, a comunidade faz a sua profissão de fé comum mediante o CREDO, a que se seguem as orações de interseção (oração universal). A segunda parte da Santa Missa começa com a preparação dos dons (oferendas), que é rematada com a oração sobre as oferendas. O zênite da celebração é a Oração Eucarística, introduzida pelo prefácio e pelo SANTO. Então, os dons do pão e do vinho são convertidos no corpo de no sangue de Cristo. A Oração Eucarística desemboca na DOXOLOGIA, que faz a ponte para a Oração do Senhor (Pai Nosso). Segue-se a oração pela paz, e o AGNUS DEI, a fração do pão e a oferta dos dons sagrados aos crentes, o que em regra acontece apenas com o corpo de Cristo. A Santa Missa termina com um tempo de silêncio orante, uma ação de graça, uma oração pós-comunhão e a Bênção pelo sacerdote. [1348-1355].
E continua:
"KYRIE:
S Senhor, tende piedade de nós!
P Senhor, tende piedade de nós!
S Cristo, tende piedade de nós!
P Cristo, tende piedade de nós!
S Senhor, tende piedade de nós!
P Senhor, tende piedade de nós!
S Kyrie eleison! P Kyrie eleison!
S Christe eleison! P Christe eleison!
S Kyrie eleison! P Kyrie eleison!"
GLÓRIA:
"Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus-Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.
Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito. Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus-Pai; Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo acolhei a nossa súplica!
Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amén."
"Glória in excélsis Deo, et in terra pax homínibus bonae voluntátis.
Laudámus te, b
enedícimus te, a
dorámus te, g
lorificámus te,
grátias ágimus tibi propter magnam glóriam tuam,
Dómine Deus, Rex cæléstis,
Deus Pater omnípotens.
Dómine Fili Unigénite, Iesu Christe,
Dómine Deus, Agnus Dei, Fílius Patris, q
ui tollis peccáta mundi, miserére nobis; q
ui tollis peccáta mundi, súscipe deprecatiónem nostram. Q
ui sedes ad déxteram Patris, miserére nobis.
Quóniam tu solus Sanctus, tu solus Dóminus, tu solus Altíssimus,
Iesu Christe, cum Sancto Spíritu: in glória Dei Patris.
Amen."
SANTO:
"No fim do Prefácio, juntamente com o povo, o sacerdote conclui, cantando ou dizendo em voz clara:
Sanctus, Sanctus, Sanctus Dóminus Deus Sábaoth. Pleni sunt cæli et terra glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus qui venit in nómine Dómini. Hosánna in excélsis.
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hossana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas."
Sanctus, Sanctus, Sanctus Dóminus Deus Sábaoth. Pleni sunt cæli et terra glória tua. Hosánna in excélsis. Benedíctus qui venit in nómine Dómini. Hosánna in excélsis.
Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hossana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor. Hossana nas alturas."
AGNUS DEI:
"Agnus Dei, qui tollis peccáta mundi:
miserére nobis.
Agnus Dei, qui tollis peccáta mundi:
miserére nobis.
Agnus Dei, qui tollis peccáta mundi:
dona nobis pacem."
"Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: dai-nos a paz."
"Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: tende piedade de nós. Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo: dai-nos a paz."
COMUNHÃO
"Por comunhão entende-se a recepção do corpo e do sangue de Cristo nos dons do pão e do vinho transformados (consagrados). Em regra isto ocorre durante a Santa Missa; em certas circunstâncias, porém, pode acontecer fora (por exemplo, na comunhão dos doentes). O sacerdote comunga sob as duas espécies; os leigos recebem a comunhão normalmente só sob a espécie do pão, o que, no entanto, é já uma total comunhão com Cristo."
KYRIE ELEISON
(gr. = Senhor, misericórdia) O Kyrie Eleison, uma antiga fórmula de homenagem, a deuses e a soberanos, foi desde cedo aplicada a Cristo assumida da liturgia grega pela liturgia romana e ocidental, por volta do ano 500 e sem tradução."
GLÓRIA
"O júbilo dos anjos perante os pastores na noite do Natal (Lc 2, 14) constitui a introdução a um hino protocristão, cuja forma definitiva remonta ao século IX, e no qual o louvor a Deus é solenemente anunciado."
ALELUIA
"(hebr. halal = "louvai!" com a abreviatura do nome de Deus Iah [weh]) A aclamação que aparece 24 vezes nos Salmos, tornou-se a saudação do Senhor antes da Sua Palavra no Evangelho."
HOMILIA
(gr. homilein = falar a alguém, abordá-lo num mesmo nível, falar-lhe com humanidade) A homilia é outra palavra para pregação. O pregador tem a missão, dentro da celebração eucarística, de anunciar a Boa Nova (gr. evangelium), estimulando os crentes a conhecer e a assumir as consequências existenciais da Palavra de Deus, ainda agora escutada. Na Santa Missa, a homilia está reservada ao sacerdote; de resto, qualquer leigo cristão pode ensinar."
SANTO
"Por comunhão entende-se a recepção do corpo e do sangue de Cristo nos dons do pão e do vinho transformados (consagrados). Em regra isto ocorre durante a Santa Missa; em certas circunstâncias, porém, pode acontecer fora (por exemplo, na comunhão dos doentes). O sacerdote comunga sob as duas espécies; os leigos recebem a comunhão normalmente só sob a espécie do pão, o que, no entanto, é já uma total comunhão com Cristo."
KYRIE ELEISON
(gr. = Senhor, misericórdia) O Kyrie Eleison, uma antiga fórmula de homenagem, a deuses e a soberanos, foi desde cedo aplicada a Cristo assumida da liturgia grega pela liturgia romana e ocidental, por volta do ano 500 e sem tradução."
GLÓRIA
"O júbilo dos anjos perante os pastores na noite do Natal (Lc 2, 14) constitui a introdução a um hino protocristão, cuja forma definitiva remonta ao século IX, e no qual o louvor a Deus é solenemente anunciado."
ALELUIA
"(hebr. halal = "louvai!" com a abreviatura do nome de Deus Iah [weh]) A aclamação que aparece 24 vezes nos Salmos, tornou-se a saudação do Senhor antes da Sua Palavra no Evangelho."
HOMILIA
(gr. homilein = falar a alguém, abordá-lo num mesmo nível, falar-lhe com humanidade) A homilia é outra palavra para pregação. O pregador tem a missão, dentro da celebração eucarística, de anunciar a Boa Nova (gr. evangelium), estimulando os crentes a conhecer e a assumir as consequências existenciais da Palavra de Deus, ainda agora escutada. Na Santa Missa, a homilia está reservada ao sacerdote; de resto, qualquer leigo cristão pode ensinar."
SANTO
"(lat. sanctus = santo) O Santo é uma das mais antigas partes da Santa Missa, remonta ao século VIII a. C. (!) e nunca deve ser anulado. O cântico é uma composição da aclamação dos anjos em Is 6,3 com o grito de Sl 118, 23ss., que refere à presença de Cristo."
REFLEXÃO
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