QUESTÃO 197 - YOUCAT: POR QUE CONSERVA A IGREJA A PRÁTICA DO BATISMO DAS CRIANÇAS?
POR QUE CONSERVA A IGREJA A PRÁTICA DO BATISMO DAS CRIANÇAS?
http://andreameumundo.blogspot.com.br/2012/05/ importancia-de-escolher-padrinhos.html |
YouCat responde: "A Igreja conserva, desde de tempos antigos, o Batismo das crianças. Existe uma razão para isto: antes de nos termos decidido por Deus, já Deus Se tinha decidido por nós. O Batismo é, portanto, uma graça, um imerecido dom de Deus, que nos acolhe incondicionalmente. Os pais crentes, que desejam o melhor para o seu filho, desejam para ele também o Batismo, em que a criança é retirada do influxo do pecado original e do poder da morte [1260-1282]."
E continua: "O Batismo das crianças pressupõe que os pais cristãos introduzam o batizando na fé. É injusto negar o Batismo à criança por causa de uma liberalidade mal-entendida. Assim como não se pode negar o amor a uma criança, com a justificação de que ela própria, mais tarde, se decidirá ou não pelo amor, também seria injusto que os pais crentes negassem ao seu filho a graça de Deus no Batismo. Assim como cada pessoa nasce com a capacidade para falar, embora tenha de aprender a língua, também cada pessoa nasce com a capacidade para crer, embora tenha de conhecer a fé. O Batismo não é, contudo, um enfeite; quando uma criança recebe o Batismo, ela tem de o "ratificar" mais tarde, ou seja, deve confirmá-lo, para que seja fecundo."
Fto. bigmae.com |
"O dom recebido pelos recém-nascidos deve ser por eles acolhido de modo livre e responsável, quando se tornarem adultos: em seguida, este processo de amadurecimento levá-los-á a receber o sacramento da Crisma ou da Confirmação, que, precisamente, confirmará o Batismo e conferirá a cada um o "selo" do Espírito Santo. Bento XVI, 08.01.2006."
"Pelo Batismo fomos sepultado com Ele, na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glória do Pai, assim também possamos caminhar numa vida nova. Rm 6,4".
REFLETINDO
(CRIANÇA : VIDA - BATISMO : VIDA NOVA)
Deus nos dá vida e liberdade para decidirmos o que fazer dela e com ela. Livres para decidirmos, também somos responsáveis pelas consequências de nossas decisões, na VIDA e na VIDA NOVA que Deus nos propõe.
Com o Batismo é assim: A criança, incapaz de decidir, recebe o Batismo como início de uma nova vida. Ela cresce, torna-se responsável e segue pelos caminhos da nova vida ou abandona tudo e assume a vida que existe fora do Batismo.
Comentários