QUESTÃO 189 - YOUCAT: DE QUE FORMA A LITURGIA IMPREGNA OS LOCAIS EM QUE VIVEMOS?
QUESTÃO 189 - YOUCAT:
DE QUE FORMA A LITURGIA IMPREGNA OS LOCAIS EM QUE VIVEMOS?
O Senhor Jesus entrega as chaves da Igr. a São Pedro. Simão Pedro, respondendo, disse: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Jesus respondeu-lhe: "Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim Meu Pai que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja e as portas do Hades nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus". http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro. |
Casamento - Igr. Ortodoxa. |
YouCat explica: "Com a Sua vitória, Cristo entrou em todos os espaços do mundo. Ele próprio é o verdadeiro "templo", e a adoração de Deus "em Espírito e em Verdade" (Jo 4,24) já não está mais ligada a um sítio particular. No entanto, o mundo cristão está marcado por Igrejas e sinais sagrados, porque as pessoas precisam de locais concretos para se encontrarem, e de sinais, para se lembrarem da nova realidade. Cada Casa de Deus é uma imagem da Casa Celestial do Pai, para onde caminhamos". [1179-1181, 1197-1198]
E continua: "Certamente podemos orar em qualquer parte: na floresta, na praia, na cama. Mas porque nós, seres humanos, não somos apenas espirituais, mas temos corpo, precisamos de nos ver, ouvir e sentir, quando nos queremos encontrar, precisamos de um local concreto para sermos "corpo de Cristo"; precisamos de nos ajoelhar quando queremos adorar a Deus; precisamos de comer o pão transformado, onde ele é oferecido. Precisamos de nos deslocar corporalmente, quando Ele nos chama; e uma 'via-sacra' lembrar-nos-á a quem pertence o mundo e para onde caminhamos."
"À doutrina da Igreja invisível segue-se a doutrina da religião visível e a esta, necessariamente, o desaparecimento da religião. Paul de Lagarde (1827-1891, orientalista e filósofo alemão).
REFLETIR
A encarnação do Filho de Deus impregnou-nos do Espírito Santo, transformou-nos em adoradores do Pai, adoradores em 'Espírito e em Verdade'. O cristão precisa nascer de novo, impregnar-se de Deus.
É preciso nascer de novo (Diálogo com Nicodemos, Jo 3,3-6):
"Jesus
replicou-lhe: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não
poderá ver o Reino de Deus. Nicodemos
perguntou-lhe: Como pode um homem renascer, sendo velho? Porventura pode tornar
a entrar no seio de sua mãe e nascer pela segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não
renascer da água e do Espírito não poderá entrar no Reino de Deus. O que nasceu da carne é carne, e o que nasceu do
Espírito é espírito."
É preciso nascer de novo porque algo deu errado no primeiro nascimento. Houve a intervenção do inimigo de Deus, a Serpente, no paraíso. Então, o casal humano, expulso do Paraíso, ficou privado da presença de Deus.
Até Cristo, a história humana desenvolveu-se sob o estigma do pecado da desobediência, porque Adão e Eva embarcaram na malícia de Satanás.
Então, Deus, na plenitude dos tempos, enviou Seu Filho Unigênito, o servo sofredor. Este, quando tentado, não caiu, foi fiel até à morte, por isto, o Pai O exaltou..."
Assim, Cristo veio mostrar-nos o caminho: É preciso nascer de novo, em Cristo, o servo fiel, para ressuscitar com Ele.
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