QUESTÃO 180 - YOUCAT: POR QUE SE PODE UTILIZAR A EXPRESSÃO "SERVIÇO DIVINO" EM VEZ DE LITURGIA?
POR QUE SE PODE UTILIZAR A EXPRESSÃO
"SERVIÇO DIVINO" EM VEZ DE LITURGIA?
YouCat explica: " 'Serviço Divino' é, acima de tudo, o serviço que Deus nos faz; só depois é o nosso serviço a Deus. Deus oferece-se a nós nos sinais sagrados, para que façamos o mesmo, ou seja, para que, sem reservas, nos ofereçamos a Ele. [1145-1192]"
E continua: " Jesus está na Palavra e no SACRAMENTO - Deus está presente. Isto é o principal e o mais importante em cada celebração litúrgica. Depois, entramos nós: Jesus imola a Sua vida por nós, para que nos imolemos a Ele espiritualmente. Na Sagrada EUCARISTIA, Cristo dá-Se a nós, para que nos demos a Ele. Por assim dizer, nós passamos a Cristo um 'cheque em branco' sobre a nossa vida. Dessa forma, participamos na imolação redentora e transformadora de Cristo. A nossa vida abre-se ao Reino de Deus e Deus pode viver no seio da nossa vida."
"Os símbolos são a língua de um Invisível, falada no visível. Gertrud von Le Fort (1876-1971, escritora alemã)".
"Considero a língua dos símbolos a única língua estrangeira que cada um de nós deveria aprender. Erich Fromm (1900-1980, psicanalista).
REFLETIR
"... Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: “Olha, estás curado. Não peques mais, para que não te aconteça coisa pior”. O homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado. Jesus, poréam, deu-lhes esta resposta: “Meu Pai trabalha sempre, e eu também trabalho”. (Jo 5,14-14 - Biblia CNBB).
Tem mais: O trabalho de Deus em favor dos seres humanos é doação em plenitude porque eleva-se até o sacrifício da cruz para salvação plena do ser humano.
Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos". (Jo 15,13)
E como nós humanos vemos o trabalho de Deus?
A humanidade não valoriza o trabalho, o sacrifício, o amor de Deus.
Deus entrega-se numa cruz em favor do ser humano, perdoando-o e abrindo-lhe feliz expectativa: a participação de um Banquete Eterno.
Quanto vale isto?
Em troca, a humana criatura, divertindo-se, menospreza irresponsavelmente, o trabalho, o Sacrifício salvador, e põe-se a saborear as guloseimas deste mundo, algo comparável a simples azeitonas do Banquete Celestial que lhe é proposto.
Comentários