QUESTÃO 171 - YOUCAT: O QUE É ESSENCIAL NA LITURGIA?





Instituição da Eucaristia (Mc 14, 12-25)
YouCat  nos diz: "A Liturgia é, acima de tudo, Comunhão com Jesus Cristo. Cada celebração litúrgica, e não apenas a eucarística, é uma pequena festa pascal. Jesus celebra conosco a passagem da morte à Vida, abrindo-a a nós [1085]."



E continua: A celebração litúrgica mais importante é a liturgia pascal, que Jesus celebrou com Seus discípulos, na sala de jantar, na véspera de Sua morte. Os discípulos pensavam que Jesus ia libertar Israel do Império Romano, como outrora Deus o libertou do Egito. Jesus celebrou, porém, a libertação de toda a humanidade do poder da morte. Antes fora o 'sangue do cordeiro' que preservou os israelitas do anjo da morte; agora, seria Ele próprio o cordeiro cujo sangue salvaria a humanidade da morte. Portanto, a morte e a ressurreição de Jesus são um testemunho de que se pode morrer e, apesar disso, voltar à Vida. Este é o conteúdo próprio de cada celebração litúrgica cristã. O próprio Jesus comparou a Sua morte e a Sua ressurreição com a libertação de Israel da escravidão do Egito. Por isso a ação redentora da morte de Jesus é designada por 'mistério pascal'. Assim como o sangue do cordeiro salvou a vida dos israelitas quando de sua saída do Egito, também Jesus, enquanto verdadeiro cordeiro pascal, redimiu a humanidade do seu envolvimento na morte e no pecado. 

A Eucaristia é a fonte e o centro de toda a vida cristã, (Lumen Gentium, n.º11).



Uma prevenção contra o exterminador.


O sangue [do cordeiro] será para vós um sinal, nas casas em que estiverdes: ao ver o sangue passarei adiante e não sereis atingidos pelo flagelo exterminador, quando eu ferir a terra do Egito, (Ex 12,13).


REFLEXÃO

Jesus - verdadeiro cordeiro pascal - com sua paixão, morte e ressurreição, coloca o ser humano em outro patamar de conhecimento de si mesmo, do seu valor e potencial quando vive em Seu Deus Criador. 
Ainda, hoje, não nos conhecemos bem - somos seres estranhoas a nós mesmos - nem, a Deus e a seus desígnios, a nosso respeito. 
Aquele ser de argila brotado das mãos de Deus é muito mais importante, versátil e agraciado do que podemos imaginar. Hoje, posso compreender porque Deus, quando algo nos propõe, quase sempre adverte: "não tenhas medo!..." És capacitado por mim a realizar o que te mando. 

Ele disse a Abraão: "sai da tua terra e vai...!"; a Moisés, Josué e a tantos outro: "estou contigo, não temas!...".
Jesus também costumava dizer aos seus discípulos: "a paz esteja convosco, não temas, estarei convosco!..."
Em Deus, ó homem de barro, tens vida plena!...
Teu corpo é versátil... 
Se fores aprisionado, quebrarei tuas algemas. Ferido, fostes capacitado a sarar. Se te arrancarem um olho, um rim ou um pulmão ao que sobrou lhe será dada competência para suprimento de tuas necessidades. Se te conduzirem aos umbrais da morte e fores abatido, eu te ressuscitarei para uma realidade gloriosa. 
Não sabes que Sou Deus?...  Não sabes de que um Deus é capaz?

Os discípulos imaginavam que Jesus preparava-se para libertar os judeus do jugo do Império Romano. Jesus, no entanto, trazia algo muito mais valioso: libertar a humanidade do poder da morte.

Jesus disse aos seus discípulos: "Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena."


Ressurreição de Jesus.

Esta é a questão: Os romanos poderão até vos fazer sofrer e matar-vos o corpo. 
Firmes na fé, sereis salvos... 
Mostrar-vos-ei como se faz isto... 
Jesus, então, marchou para a Sua Páscoa que quer dizer passagem.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?