QUESTÃO 166 -YOUCAT (CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS CRISTÃOS) : POR QUE CELEBRA A IGREJA A LITURGIA FREQUENTEMENTE?
LITURGIA
O Youcat nos ensina: (gr. leiturgia = ação pública, serviço, obra do povo e para o povo):
"Nas tradições cristãs, a Liturgia significa que o 'Povo de Deus participa na ação de Deus'. O cerne das celebrações litúrgicas é a Santa Eucaristia; a ela estão ordenadas as restantes, como a celebração dos outros sacramentos, a Liturgia das Horas, as devoções e as procissões. A Liturgia nunca é um mero encontro de um grupo, que cria para si mesmo a sua celebração. [...] Estamos [...] também, a participar da apresentação de Jesus ao Pai [...], na comunhão dos santos. Sim, e´, em certa medida, a Liturgia do Céu" (Cardeal Joseph Ratzinger//Bento XVI, em Deus e o Mundo.)
Youcat continua: "Na celebração dos mistérios cristãos (> SACRAMENTOS) acontece o nosso encontro com Jesus Cristo no tempo. Até o fim dos dias, Ele está presente na sua Igreja. A Liturgia, enquanto "serviço divino", é o encontro mais profundo com Ele: "Nada se deve preferir à Liturgia." (São Bento de Núrsia, ca. 480-547, fundador do monacato ocidental).
A QUESTÃO 166:
Por que celebra a Igreja a Liturgia frequentemente?
Youcat responde: " Já o Povo de Israel interrompia o trabalho para louvar a Deus 'sete vezes ao dia' (Sl 119, 164). Jesus participou na Liturgia e na oração do Seu povo; ensinou os discípulos a rezar e reuniu-se na sala da Última Ceia, para com eles celebrar a Liturgia das liturgias: A entrega de Si mesmo na refeição. A Igreja, que convoca à Liturgia, segue o Seu convite: 'Fazei isto em memória de Mim!' (1Cor 11,24) (1066-1070).
Youcat continua: "Tal como uma pessoa precisa respirar para viver, também a Igreja respira e vive quando celebra a Liturgia. É o próprio Deus que, dia após dia, lhe insufla a Vida e as presenteia com a Sua Palavra e os Seus SACRAMENTOS. Pode ainda utilizar-se a seguinte metáfora: cada celebração liturgia é como um ponto de encontro de amor que Deus escreve na nossa agenda; quem alguma vez já sentiu o amor de Deus comparece com todo prazer; e quem comparece, mesmo sem sentir nada durante algum tempo, revela a Deus a sua fidelidade."
REFLEXÃO
De tudo o que nos ensina esta questão do Youcat, podemos considerar o quanto precisamos reservar um espaço permanente para as celebrações litúrgicas em nossa caminhada terrena. E assim é e sará para todos aqueles que tomaram a firme decisão de pertencer ao Povo de Deus. Fazer parte do Povo de Deus é assumir responsabilidades diante de Deus nosso Pai e diante de nossos irmãos.
Que responsabilidades?
Diante de Deus e diante dos irmãos circundantes, o cristão há de dar testemunho de que Deus existe de verdade e é o Supremo e Único Senhor do Universo; é também o Deus de Amor que quer partilhar Sua glória com as criaturas humanas. Esta é a suprema verdade que transpassa os séculos.
Deus fez o ser humano para a santidade, na Sua Glória. Mas, desviada por ação do inimigo de Deus, a criatura humana tornou-se vagante ao sabor de sua própria vontade, liberdade e vaidade.
Deus fez o ser humano para a santidade, na Sua Glória. Mas, desviada por ação do inimigo de Deus, a criatura humana tornou-se vagante ao sabor de sua própria vontade, liberdade e vaidade.
Por isto, Deus não se cansa de criar oportunidade para atrair as criaturas humanas de volta para Si.
Certa feita, criou, em Abraão, um Povo e fez com este povo uma primeira aliança; e conduziu o povo pelos caminhos do mundo até os tempos da Nova e Eterna Aliança, em Jesus Cristo.
Celebrar, pois, a Liturgia em nossa caminhada de povo de Deus, povo cristão, é mais do que guardar fidelidade, é uma necessidade.
Por isto oramos sempre: "Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo lugar, Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso. Com óleo de exultação consagrastes sacerdote eterno e rei do universo vosso Filho único, Jesus Cristo, Senhor nosso."
Povo de Deus, fiel, em Jesus Cristo, havemos de testemunhar, quotidianamente, que Cristo é o Senhor que nasceu da Santíssima Virgem Maria, foi crucificado, morreu numa cruz e foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia e está assentado à direita de Deus-Pai.
Nós, os cristãos, precisamos estar dispostos a assumir a nossa cruz de cada dia, testemunhar e defender com amor a santa Igreja de Cristo, a fé e os valores cristãos que são patrimónios culturais que haverão de nos conduzir à Pátria celestial.
Esta é a nossa fé.
Deus seja louvado hoje e sempre!
A Música Litúrgica: (copiar o link a baixo no seu navegador google para ver o vídeo):
https://padrepauloricardo.org/ao-vivo?utm_source=Lista+de+E mails+%5BPadre+Paulo+Ricardo%5D&utm_campaign=
7146d92fb924nov2014aovivo&utm_medium=email&utm_term=0_
a39ff6e1ce-7146d92fb9 405930053&mc_cid=7146d92fb9&mc_eid=6bd90d6255
https://padrepauloricardo.org/ao-vivo?utm_source=Lista+de+E mails+%5BPadre+Paulo+Ricardo%5D&utm_campaign=
7146d92fb924nov2014aovivo&utm_medium=email&utm_term=0_
a39ff6e1ce-7146d92fb9 405930053&mc_cid=7146d92fb9&mc_eid=6bd90d6255
Comentários