EXORTAÇÃO APOSTÓLICA EVANGELII GAUDIUM: O EVANGELHO, ONDE RESPLANDECE GLORIOSA A CRUZ DE CRISTO, INSISTE NA ALEGRIA - A ALEGRIA QUE SE RENOVA E COMUNICA -

Item 5 - "Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria» (Jo 16, 20).

  • "5. O Evangelho, onde resplandece gloriosa a Cruz de Cristo, convida insistentemente à alegria. Apenas alguns exemplos: «Alegra-te» é a saudação do anjo a Maria (Lc 1, 28). A visita de Maria a Isabel faz com que João salte de alegria no ventre de sua mãe (cf. Lc 1, 41). No seu cântico, Maria proclama: «O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador» (Lc 1, 47). E, quando Jesus começa o seu ministério, João exclama: «Esta é a minha alegria! E tornou-se completa!» (Jo 3, 29). O próprio Jesus «estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo» (Lc 10, 21). A sua mensagem é fonte de alegria: «Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa» (Jo 15, 11). A nossa alegria cristã brota da fonte do seu coração transbordante. Ele promete aos seus discípulos: «Vós haveis de estar tristes, mas a vossa tristeza há-de converter-se em alegria» (Jo 16, 20). E insiste: «Eu hei-de ver-vos de novo! Então, o vosso coração há-de alegrar-se e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria» (Jo 16, 22). Depois, ao verem-No ressuscitado, «encheram-se de alegria» (Jo 20, 20). O livro dos Actos dos Apóstolos conta que, na primitiva comunidade, «tomavam o alimento com alegria» (2, 46). Por onde passaram os discípulos, «houve grande alegria» (8, 8); e eles, no meio da perseguição, «estavam cheios de alegria» (13, 52). Um eunuco, recém-baptizado, «seguiu o seu caminho cheio de alegria» (8, 39); e o carcereiro «entregou-se, com a família, à alegria de ter acreditado em Deus» (16, 34). Porque não havemos de entrar, também nós, nesta torrente de alegria?"
O que alegra, hoje em dia, o coração humano?
A alegria, como a tristeza, é um atributo da vida humana, vincula-se a seus fenômenos. Ao longo da vida, em nossas lutas pela sobrevivência, somos postos à prova, caimos e nos erguemos e o autor da vida está sempre conosco. 
A doença, naturalmente, entristece o coração humano. O coração entristecido pela doença alegra-se quando recobra a saúde; com a fome também é assim...
Todas estes fenômenos são efêmeros. A alegria definitiva consiste em ressurgir em Nosso Senhor Jesus Cristo. 

As citações bíblicas selecionadas pelo Santo Padre nos mostra como o Evangelho é repleto de convites à alegria de Deus e como a alegria dos cristãos está associada à Cruz e Ressurreição de Cristo. 

Sl. 30.8 - Exultarei e me alegrarei pela vossa compaixão, porque olhastes para minha miséria e ajudastes minha alma angustiada.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?