QUESTÃO 158 - YOUCAT: EM QUE CONSISTE O CÉU?
(Em edição)
QUESTÃO 158: EM QUE CONSISTE O CÉU?
Youcat responde: "O Céu é um interminável momento de amor. Nada mais nos separa de Deus, porque o nosso espírito ama o que toda a vida procurou. Juntamento com os anjos e os santos, alegramo-nos ao lado de Deus e com Deus. [1023-1026, 11053]"
E continua: "Quem observa um casal de namorados olhando-se carinhosamente, quem vê um bebê procurando tranquilamente os olhos da mãe, como se quisesse gravar para sempre o seu sorriso... fica com uma ideia (ainda que longinquá) do Céu. Poder ver Deus face a face é como um instante de amor, único e infindável. > 52"
Citações Youcat: "No presente, nós vemos como num espelho e de maneira confusa; então, veremos face a face. No presente, conheço de maneira imperfeita; então, conhecerei como sou conhecido.1Cor 13,12"
REFLEXÃO
Se quisermos experimentar um pouco do que é o Céu, do que significa viver próximo de Deus, é bastante conhecermos alguns lances da vida dos santos. Eles se extasiaram diante do amor, da glória e do poder de Deus.
Jesus, na transfiguração, deu-nos uma mostra da felicidade, do amor, da glória e do poder que há em Deus. Os discípulos que presenciaram a transfiguração de Jesus foram inundados de luz:
Jesus, na transfiguração, deu-nos uma mostra da felicidade, do amor, da glória e do poder que há em Deus. Os discípulos que presenciaram a transfiguração de Jesus foram inundados de luz:
"...transfigurou-se diante deles. Suas vestes tornaram-se resplandecentes e de uma brancura tal, que nenhum lavadeiro sobre a terra as pode fazer assim tão brancas. (São Marcos 9,3)"
Santo Agostinho ficou fascinado quando descobriu Deus e escreveu:
Santo Agostinho ficou fascinado quando descobriu Deus e escreveu:
"Tarde Vos amei, ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim, e eu, lá fora, a procurar-Vos!
Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo e eu não estava Convosco!
Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria, se não existisse em Vós.
Porém, chamastes-me, com uma voz tão forte, que rompestes a minha Surdez!
Brilhastes, cintilastes, e logo afugentastes a minha cegueira!
Exalastes Perfume: respirei-o, a plenos pulmões, suspirando por Vós.
Saboreei-Vos e, agora, tenho fome e sede de Vós.
Tocastes-me e ardi, no desejo da Vossa Paz"
Estar no Céu significa estar em Deus, e Deus é Amor, é, por demais atraente, sedutor. Os que o experimentam apaixonam-se, nunca mais serão os mesmos.
Por isto, diz a Sagrada Escritura:
"O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo. (São Mateus 13,44).
Deus é como um campo onde se encontra um Tesouro escondido. É feliz aquele que o encontra!... Nunca mais vai fazer gotejar seu suor em outros labores, nem dançar ao som de outras liras, procurar outros amores.
Deus é tão atraente que tira a liberdade da gente, de quem O experimenta e sente. Por isso, Deus é Aquele que aparece e se desvanece e parece que brinca de esconde-esconde com Sua criatura, até que ela O alcança e, intelectualmente, O conhece e ama, e nunca mais será a mesma.
Comentários