QUESTÃO 145 - YOUCAT: POR QUE QUER JESUS QUE HAJA PESSOAS QUE VIVAM PARA SEMPRE EM POBREZA, EM CASTIDADE CELIBATÁRIA E EM OBEDIÊNCIA?

(Em edição)

QUESTÃO 145: POR QUE QUER JESUS QUE HAJA PESSOAS QUE VIVAM PARA SEMPRE EM POBREZA, EM CASTIDADE CELIBATÁRIA E EM OBEDIÊNCIA?


Foto Google
Youcat responde: "Deus é amor. Ele também deseja o nosso amor. Uma forma de entrega amorosa a Deus é viver como Jesus, ou seja, pobre, celibatário e obediente. Quem assim vive tem cabeça, coração e mãos livres para Deus e para a humanidade. [914-933, 944-945]"

E continua: "Surgem continuamente indivíduos que se deixam conquistar verdadeira e totalmente por Jesus, a ponto de, "por causa do Reino dos Céus" (Mt 19,12), entregarem tudo a Deus, mesmo coisas boas, como as suas riquezas, a autodeterminação e o amor conjugal. Esta existência, segundo os > CONSELHOS EVANGÉLICOS em pobreza, > CASTIDADE celibatária e obediência, mostra a todos que o mundo não é tudo. No fundo, só o encontro "face a face" com o esposo divino fará a humanidade feliz."
"Creio... na comunhão dos santos".

Citações youcat: 
"DOGMA (gr. dogma = opinião, resolução, teorema) É uma formulação de fé anunciada ex cathedra como divina Revelação e contida já na Sagrada Escritura e na Tradição viva."
"EX CATHEDRA (lat. ex cathedra = a partir da cátedra) O conceito designa algo especial, decidido pelo ensino catedrático e infalível do Papa."
"Quem vos escuta escuta-Me a Mim; e quem vos rejeita, rejeita-Me a Mim. Mas quem Me rejeita, rejeita Aquele que Me enviou. Lc 10,16"

REFLEXÃO

Pobreza e castidade significam sujeição a Deus porque mantêm livre o ser humano para apreciar e buscar valores maiores do Reino. 
No geral, o ser humano é como aquele convidado que sendo bem recebido no portão de entrada do sublime banquete, torna-se presa das variedades de iguarias saborosas e não se dá contas de que o melhor da festa, o verdadeiro banquete, ainda não começou.
Ele se satisfaz com a azeitona da entrada do banquete e não sobra apetite para saborear o melhor e mais importante das bodas. 
Os pobres e castos são queridos por Deus. Através deles o Senhor pode  manifestar Seu amor, Seu poder e Glória. Eles são as testemunhas do amor e da misericórdia do Criador, porque são criaturas disponíveis e aderentes a Deus, no meio dos seres humanos.  
Os satisfeitos deste mundo, os saciados com as iguarias servidas ante o portal da eternidade, de fato, já receberam o que pleitearam. Foi só isto que buscaram, a vida toda. Não deram ouvidos à melodia dos sinos das catedrais e às pregações dos profetas de Deus. 
Até mesmo aquele que faz caridade para ser visto como benemérito, filantropo, já recebeu sua recompensa. Por isto, diz Jesus: "Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita."(Mt 6,3)







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?