QUESTÃO 98 - YOUCAT: DEUS QUIS A MORTE DO SEU PRÓPRIO FILHO?

(Em edição)

QUESTÃO 98: DEUS QUIS A MORTE DO SEU PRÓPRIO FILHO?


Assentai-vos, enquanto vou orar!...
Youcat responde: "A causa última da violenta morte de Jesus encontra-se por trás das trágicas condições externas. Jesus foi "entregue segundo o desígnio imutável e a previsão de Deus" (At 2,23). Para que nós, filhos do pecado e da morte, tivéssemos a Vida, "a Cristo, que não conheceu o pecado", o Pai do Céu "identificou-O com o pecado" (2Cor 5,31). A grandeza do sacrifício que Deus pediu ao Seu Filho correspondia à grandeza da entrega de Cristo: "E que ei de dizer? "Pai, salva-Me desta hora?" Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora." (Jo 12,27). De ambos os lados encontra-se o amor, que se confirma exteriormente na cruz. [599-600, 620].

E continua: "Para nos salvar da morte, Deus entregou-se a uma missão perigosa: Ele introduziu no mundo da morte um "medicamento de imortalidade", o Seu Filho Jesus Cristo (Santo Inácio de Antioquia). Pai e Filho estavam indissoluvelmente aliados nesta tarefa de, por amor, tomarem sobre Si o que houvesse de mais extremo, em benefício da humanidade. Deus quis realizar um intercâmbio para nos salvar para sempre; Ele quis dar-nos a Sua Vida eterna, para desfrutarmos da Sua alegria, e quis sofrer a nossa aflição, o nosso abandono e a nossa morte, para em tudo estar em comunhão conosco, para nos amar até o fim e para além da morte... A morte de Cristo é da vontade do Pai, mas não é a Sua última palavra. Desde que Cristo morreu por nós, podemos trocar a nossa morte pela Sua Vida."

Citações youcat: "Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que chegara a Sua hora de passar deste mundo para o Pai. Ele, que amara os Seus qie estavam no mundo, amou-os até o fim. Jo 13,1."
"Além da cruz, não existe outra escada para subir ao Céu. Santa Rosa de Lima. (1586-1617, de nacionalidade peruana, primeira santa da América)."
"Só quem seriamente ponderou quão pesada é a cruz pode conceber quão pesado é o pecado. Santo Anselmo de Cantuária."
"Não foi a morte que Lhe agradou, mas a vontade daquele que morreu livremente, que exterminou a morte através daquela morte, que tornou possível a salvação e restaurou a inocência, que triunfou sobre os principados e as potestades, que despojou o inferno e enriqueceu o Céu, que pacificou o que está no Céu e na terra e tudo congregou. São Bernardo de Claraval".


REFLEXÃO

Não cabe à criatura o entendimento dos desígnios do seu Criador. Cristo foi entregue ao sofrimento e à morte física para abrir-nos passagem para a vida eterna. Ele foi o primeiro a ressurgir de entre os mortos desta vida terrena. 
É um privilégio, graça extraordinária, viver para conviver com Deus. Quantos desejaram isto e não alcançaram!... E quantos, de nós, não encontram graça, não recebem graça, desdenham da graça!?... 
Para todo cristão, viver sem Cristo é uma desgraça. Demos graças a Deus por querer revelar-Se a nós, humildes criaturas, e não nos cobra nada, tudo é graça... Obrigado, Senhor!...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?