QUESTÃO 74: "O QUE SIGNIFICA DIZER QUE JESUS É O FILHO UNIGÊNITO DE DEUS?"
(Em edição)
Youcat responde: "Quando Jesus Se declara "Filho Unigênito de Deus" [filho único ou filho nascido unicamente de Deus (Jo 3,16)], como testemunham São Pedro e os outros discípulos, fica expresso que, em toda a humanidade, apenas Jesus é mais que um ser humano. [441-445, 452].
E continua: "Em muitas passagens do > NOVO TESTAMENTO (Jo 3,16. 18; 1Jo 4,9), Jesus é chamado "Filho". Quando do batismo e da transfiguração, a voz celeste chama Jesus de "Filho amado". Jesus inicia os discípulos na Sua relação única com o Pai do Céu: "Tudo Me foi dado por Meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar". (Mt 11,27) Pela Ressurreição, torna-se evidente que Jesus Cristo é realmente o Filho de Deus."
Citações youcat: "Não é Cristo que é criticado, mas os cristãos, porque não são semelhantes a Ele. François Mauriac (1914-1996, romancista francês)."
"A dignidade humana é colocada em jogo quando Deus não ocupa o primeiro lugar. Por isso, pede-se insistentemente que o ser humano contemporâneo seja levado a descobrir a verdadeira face de Deus, que Se revelou em Jesus Cristo. Bento XVI, 28.02.2005)."
REFLEXÃO
Jesus veio ao mundo onde vivem os seres humanos porque os seres humanos perderam o caminho que os conduziria ao seio do Pai Criador. Somente Jesus conhece o caminho porque Ele é o próprio caminho que leva para junto de Deus. Jesus é Único, "... gerado não criado...", como diz o Credo Constantinopolitano.
Comentários