QUESTÃO 77: "O QUE SIGNIFICA DIZER QUE JESUS CRISTO É AO MESMO TEMPO VERDADEIRO DEUS E VERDADEIRO HOMEM?"

(Em edição)

Youct responde: "Em Jesus, Deus Se tornou verdadeiramente um de nós e, portanto, nosso irmão. Todavia, Ele não deixou de ser Deus nem nosso Senhor. O Concílio de Calcedônia ensinou, no ano de 451, que a divindade e a humanidade estão unidas - "não separadas nem misturadas" - na única pessoa de Jesus Cristo." [464-467, 469].

E continua: "A Igreja precisou de muito tempo e esforço para conseguir expressar a relação entre a divindade e a humanidade de Jesus Cristo. Divindade e humanidade não são rivais, de modo a que Jesus só parcialmente fosse Deus e só parcialmente fosse homem; as dimensões divina e humana também não estão misturadas. Deus, em Jesus, não tomou só aparentemente um corpo humano (docetismo); Ele tornou-Se realmente homem. Além disso, a pessoa divina e humana não corresponde a duas pessoas distintas (nestorianismo). Finalmente, a natureza humana não foi totalmente absorvida pela natureza divina (monofisismo). Contra todos estes erros, a Igreja sustentou a fé de que Jesus Cristo é, conjuntamente, verdadeiro Deus e verdadeiro homem. A famosa expressão "nem separadas nem misturadas" (Consílio de Calcedônia) não procura explicar o que é superior à compreensão humana, mas determinar os pontos angulares da fé; ela aponta a direção em que pode ser procurado o mistério da pessoa de Jesus Cristo."

Citações Youcat: "Sem a ideia de nossa miséria, o conhecimento de Deus provoca presunção. Sem a ideia de Deus, o conhecimento de nossa miséria provoca desespero. O conhecimento de Jesus Cristo alcança o equilíbrio, porque n'Ele encontramos tanto Deus como a nossa miséria. Blaise Pascal.

"Uma religião sem mistério só pode ser uma religião sem Deus. Jeremy Taylor (1613-1667, escritor espiritual inglês)."


REFLEXÃO
Não existe ser humano capaz de se tornar Deus, embora muitos, dentre nós, queiram portar-se como tal. Jesus não é o homem que se tornou Deus mas, o Deus que Se tornou um ser humano. Agora, temos um Deus verdadeiramente homem que é, também, um homem verdadeiramente Deus; o nome dele é Jesus.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?