QUESTÃO 105 - YOUCAT: COMO CHEGARAM OS DISCÍPULOS À FÉ NA RESSURREIÇÃO DE JESUS?
(Em edição)
Youcat responde: "Os discípulos, que antes tinham perdido a esperança, chegaram à fé na ressurreição de Jesus porque, de diferentes formas, O viram após a Sua morte e falaram com Ele. Tiveram, portanto, a experiência de que Ele estava vivo. [641-644, 656]."
E continua:"Os acontecimentos pascais que tiveram lugar em Jerusalém por volta do ano 30 não são uma história inventada. Impressionados pela morte de Jesus e pela derrota da sua causa comum ("Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel", Lc 24,21), os discípulos fugiram ou barricaram-se atrás de portas trancadas. Só o encontro com Cristo ressuscitado os libertou do seu entorpecimento e os encheu com o Espírito e com a fé de que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da morte."
Citações youcat: "O sudário de Turim como o lençol que envolveu o corpo de Jesus no sepulcro. Estudos científicos comprovaram que é um tecido do século I, não pintado com tinta ou técnica conhecida. Ao ser fotografado em 1898, apareceu no negativo uma imagem tridimensional com todas as características de um homem crucificado."
"O acontecimento da morte e ressurreição de Cristo é o coração do Cristianismo, o ponto central e fundamental da nossa fé, o poderoso impulso da nossa certeza, o vento forte que afugenta toda a angustia e incerteza, a dúvida e o calculismo humano. Bento XVI, 19.10.2006."
REFLEXÃO
Quero crer que a fé na ressurreição é simplesmente uma extensão do reconhecimento, pelos discípulos, da origem divina do Senhor Jesus. A ressurreição, além de haver sido predita aos discípulos e confirmada pelas posteriores aparições de Jesus, foi a coroação dos acontecimentos extraordinários que marcaram a presença de Jesus no meio de nós.
Esta é a nossa fé. A ressurreição foi defendida por muitos com o derramamento do próprio sangue, durante a peregrinação da Santa Igreja na Terra.
Esta é a nossa fé. A ressurreição foi defendida por muitos com o derramamento do próprio sangue, durante a peregrinação da Santa Igreja na Terra.
Comentários