QUESTÃO 68 - YOUCAT: "PECADO ORIGINAL? O QUE TEMOS NÓS A VER COM A "QUEDA" DE ADÃO E EVA?


(Em edição)

Youcat responde: "O  pecado é, em sentido próprio, uma culpa de responsabilidade pessoal. A expressão "pecado original" refere, portanto, não o pecado pessoal, mas o estado nocivo da humanidade em que nasce o indivíduo, antes mesmo de, por livre vontade, ele pecar. [288-289, 402-303]"

E continua: "Acerca do pecado original, diz Bento XVI que se deve compreender "que todos carregamos dentro de nós uma gota de veneno daquela forma de pensar que nos é ilustrada nas imagens do Livro do > Gênesis. [...] O ser humano não confia em Deus. Seduzido pelas palavras da serpente, levanta a suspeita de que Deus é um adversário que [...] restringe a nossa liberdade. O ser humano não quer receber de Deus a existência e a plenitude de sua vida. [...] E, a medida que o faz, confia na mentira em vez da verdade e precipita sua vida no vazio, na morte." (08.12.2005)".

Citações youcat: "O mais grave não é cometer crimes, é não fazer o bem que poderia ter sido feito. É o pecado da omissão que é nada mais que o não-amor; mas ninguém se queixa dele. Leon Belov (1845-1917, escritor francês).
"A serpente disse, então, à mulher. "[...] no dia em que dele comerdes, os vossos olhos se abrirão e sereis como deuses." Gn 3,4 ss."


....

CIC [288-289, 402-303]


288. Assim, a revelação da criação é inseparável da revelação e da realização da Aliança de Deus, o Deus Único, com o seu povo. A criação é revelada como o primeiro passo para esta Aliança, como o primeiro e universal testemunho do amor omnipotente de Deus (109). Por isso, a verdade da criação é expressa com vigor crescente na mensagem dos profetas (110), na oração dos salmos (111) e da liturgia, na reflexão da sabedoria (112) do Povo eleito.

289. Entre tudo quanto a Sagrada Escritura nos diz sobre a criação, os três primeiros capítulos do Génesis ocupam um lugar único. Do ponto de vista literário, estes textos podem ter diversas fontes. Os autores inspirados puseram-nos no princípio da Escritura, de maneira a exprimirem, na sua linguagem solene, as verdades da criação, da sua origem e do seu fim em Deus, da sua ordem e da sua bondade, da vocação do homem, e enfim, do drama do pecado e da esperança da salvação. Lidas à luz de Cristo, na unidade da Sagrada Escritura e na Tradição viva da Igreja, estas palavras continuam a ser a fonte principal para a catequese dos mistérios do «princípio»: criação, queda, promessa da salvação.
....

CONSEQUÊNCIAS DO PECADO DE ADÃO PARA A HUMANIDADE


402. Todos os homens estão implicados no pecado de Adão. É São Paulo quem o afirma: «pela desobediência de um só homem, muitos [quer dizer, a totalidade dos homens] se tornaram pecadores» (Rm 5, 19): «Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram» (Rm 5, 12). A universalidade do pecado e da morte, o Apóstolo opõe a universalidade da salvação em Cristo: «Assim como, pelo pecado de um só, veio para todos os homens a condenação, assim também, pela obra de justiça de um só [Cristo], virá para todos a justificação que dá a vida» (Rm 5, 18).

403. Depois de São Paulo, a Igreja sempre ensinou que a imensa miséria que oprime os homens, e a sua inclinação para o mal e para a morte não se compreendem sem a ligação com o pecado de Adão e o facto de ele nos ter transmitido um pecado de que todos nascemos infectados e que é «morte da alma» (292). A partir desta certeza de fé, a Igreja confere o Baptismo para a remissão dos pecados, mesmo às crianças que não cometeram qualquer pecado pessoal (293).


....

(Segue Reflexão)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?