QUESTÃO 66 - YOUCAT: "ESTAVA NO PLANO DE DEUS QUE O SER HUMANO SOFRESSE E MORRESSE?"
"ESTAVA NO PLANO DE DEUS QUE O SER HUMANO SOFRESSE E MORRESSE?"
Youcat responde: "Deus não quer que o ser humano sofra nem morra. A ideia original de Deus para o ser humano era o Paraíso; vida eterna e paz entre Deus, o ser humano e o seu ambiente, entre homem e mulher. [374-379, 384, 400].
E continua: "Por vezes, sentimos o modo como a vida deveria ser, como nós deveríamos ser; mas, de fato, vivemos em guerra com nós próprios, somos determinados pela angústia e por paixões descontroladas, e perdemos a harmonia original com o mundo e, por fim, com Deus. Na Sagrada Escritura, a experiência dessa alienação é expressa na história da "queda original". Porque o pecado se introduziu furtivamente, Adão e Eva tiveram de abandonar o Paraíso, no qual estavam em harmonia consigo e com Deus. A fadiga laboral, o sofrimento, a mortalidade e a inclinação para o pecado são indícios da perda do Paraíso.
Citação youcat:
"Perdemos o Paraíso, mas ganhamos o Céu, pelo que o ganho é maior que a perda. São João Crisóstomo, (249/350-407, doutor da Igreja)".
"Perdemos o Paraíso, mas ganhamos o Céu, pelo que o ganho é maior que a perda. São João Crisóstomo, (249/350-407, doutor da Igreja)".
"A fraqueza humana não consegue desmoronar os planos da onipotência divina. Um mestre de obras também pode trabalhar com pedras derribadas. Cardeal Michael Faulhaber (1869-1952, Arcebispo de Munique)."
"Afastar-se de Ti, Deus, significa cair. Virar-se para Ti significa levantar-se. Permanecer em Ti significa ter apoio seguro. Santo Agostinho."
"Afastar-se de Ti, Deus, significa cair. Virar-se para Ti significa levantar-se. Permanecer em Ti significa ter apoio seguro. Santo Agostinho."
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CIC [374-379, 384, 400]
IV. O HOMEM NO PARAÍSO
374 O primeiro homem não só foi criado bom, mas também foi constituído em uma amizade com seu Criador e em tal harmonia consigo mesmo e com a criação que o rodeava que só serão superadas pela glória da nova criação em Cristo. (Parágrafo relacionado: 54)
375 Interpretando de maneira autêntica o simbolismo da linguagem bíblica à luz do Novo
Testamento e da Tradição, a Igreja ensina que nossos primeiros pais, Adão e Eva, foram constituídos em um estado "de santidade e de justiça original". Esta graça da santidade original era uma participação da vida divina. (Parágrafo relacionado: 1997)
376 Pela irradiação desta graça, todas as dimensões da vida do homem eram fortalecidas.
Enquanto permanecesse na intimidade divina, o homem não devia nem morrer nem sofrer. A harmonia interior da pessoa humana, a harmonia entre o homem e a mulher e, finalmente, a harmonia entre o primeiro casal e toda a criação constituíam o estado denominado "justiça original". (Parágrafos relacionados: 1008,1502)
377 O "domínio" do mundo que Deus havia outorgado ao homem desde o início realizava-se antes de tudo no próprio homem como domínio de si mesmo. O homem estava intacto e ordenado em todo o seu ser, porque livre da tríplice concupiscência [fca89] que o submete aos prazeres dos sentidos, à cobiça dos bens terrestres e à auto-afirmação contra os imperativos da razão. (Parágrafo relacionado: 2514)
378 O sinal da familiaridade com Deus é o fato de Deus o colocar no jardim[fca90] . Lá vive "para cultivá-lo e guardá-lo” (Gn 2,15): o trabalho não é uma penalidade[fca91] , mas sim a colaboração do homem e da mulher com Deus no aperfeiçoamento da criação visível. (Parágrafos relacionados: 2415,2417)
379 É toda esta harmonia da justiça original, prevista para o homem pelo desígnio de Deus, que será perdida pelo pecado de nossos primeiros pais.
384 A revelação dá-nos a conhecer o estado de santidade e de justiça originais do homem e da mulher antes do pecado: da amizade deles com Deus advinha a felicidade da existência deles no Paraíso.
400. A harmonia em que viviam, graças à justiça original, ficou destruída; o domínio das faculdades espirituais da alma sobre o corpo foi quebrado (280); a união do homem e da mulher ficou sujeita a tensões (281); as suas relações serão marcadas pela avidez e pelo domínio (282). A harmonia com a criação desfez-se: a criação visível tornou-se, para o homem, estranha e hostil (283). Por causa do homem, a criação ficou sujeita «à servidão da corrupção» (284). Enfim, vai concretizar-se a consequência explicitamente anunciada para o caso da desobediência (285): o homem «voltará ao pó de que foi formado» (286). A morte faz a sua entrada na história da humanidade (287).
IV. O HOMEM NO PARAÍSO
374 O primeiro homem não só foi criado bom, mas também foi constituído em uma amizade com seu Criador e em tal harmonia consigo mesmo e com a criação que o rodeava que só serão superadas pela glória da nova criação em Cristo. (Parágrafo relacionado: 54)
375 Interpretando de maneira autêntica o simbolismo da linguagem bíblica à luz do Novo
Testamento e da Tradição, a Igreja ensina que nossos primeiros pais, Adão e Eva, foram constituídos em um estado "de santidade e de justiça original". Esta graça da santidade original era uma participação da vida divina. (Parágrafo relacionado: 1997)
376 Pela irradiação desta graça, todas as dimensões da vida do homem eram fortalecidas.
Enquanto permanecesse na intimidade divina, o homem não devia nem morrer nem sofrer. A harmonia interior da pessoa humana, a harmonia entre o homem e a mulher e, finalmente, a harmonia entre o primeiro casal e toda a criação constituíam o estado denominado "justiça original". (Parágrafos relacionados: 1008,1502)
377 O "domínio" do mundo que Deus havia outorgado ao homem desde o início realizava-se antes de tudo no próprio homem como domínio de si mesmo. O homem estava intacto e ordenado em todo o seu ser, porque livre da tríplice concupiscência [fca89] que o submete aos prazeres dos sentidos, à cobiça dos bens terrestres e à auto-afirmação contra os imperativos da razão. (Parágrafo relacionado: 2514)
378 O sinal da familiaridade com Deus é o fato de Deus o colocar no jardim[fca90] . Lá vive "para cultivá-lo e guardá-lo” (Gn 2,15): o trabalho não é uma penalidade[fca91] , mas sim a colaboração do homem e da mulher com Deus no aperfeiçoamento da criação visível. (Parágrafos relacionados: 2415,2417)
379 É toda esta harmonia da justiça original, prevista para o homem pelo desígnio de Deus, que será perdida pelo pecado de nossos primeiros pais.
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384 A revelação dá-nos a conhecer o estado de santidade e de justiça originais do homem e da mulher antes do pecado: da amizade deles com Deus advinha a felicidade da existência deles no Paraíso.
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400. A harmonia em que viviam, graças à justiça original, ficou destruída; o domínio das faculdades espirituais da alma sobre o corpo foi quebrado (280); a união do homem e da mulher ficou sujeita a tensões (281); as suas relações serão marcadas pela avidez e pelo domínio (282). A harmonia com a criação desfez-se: a criação visível tornou-se, para o homem, estranha e hostil (283). Por causa do homem, a criação ficou sujeita «à servidão da corrupção» (284). Enfim, vai concretizar-se a consequência explicitamente anunciada para o caso da desobediência (285): o homem «voltará ao pó de que foi formado» (286). A morte faz a sua entrada na história da humanidade (287).
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REFLEXÃO
Jesus, questionado, em determinada situação, esclareceu que Deus de Abraão, de Isaac e de Jacob, não é Deus dos mortos; para significar que estes Patriarcas estão vivos diante de Deus. Vivos são todos os que vivem conforme a vontade de Deus.
O Deus que cultuamos e amamos, nosso Pai Criador, é Deus da Vida e não, da morte; Ele nos criou para a Vida Plena. A Vida Plena é estar na presença gloriosa de Deus.
Jesus nos ensina, também, a evitar os que nos podem matar a alma, como Satanás, estes sim, são perigosos.
Aqueles que nos podem matar o corpo não nos fazem danos irreversíveis, eles podem até nos conduzir à ressurreição.
"ESTAVA NO PLANO DE DEUS QUE O SER HUMANO SOFRESSE E MORRESSE?"
O amor de Deus pelas criaturas
O fez descer das alturas
Para sorver com brandura
Nosso cálice de amargura.
Aprendemos que ao ser humano foi dada a liberdade porque Deus é amor e o mandamento maior nos convida, primeiro, a "amar a Deus sobre todas as coisas"; e amar é uma atitude espontânea, algo que brota naturalmente do interior, não se obriga ninguém a amar.
Aprendemos também que para a criatura toda liberdade é limitada, principalmente, diante de Deus, nosso Criador.
A liberdade humana tem o alcance de sua inteligência. Se somos livres para pensar e agir, somos dependentes do nosso Criador.
Livres para caminhar com Deus ou no nada estagnar. Toda a nossa liberdade provém de Deus infinitamente livre, misericordioso e poderoso.
Só em Deus seremos totalmente livres.
Senhor, liberta-me de minhas liberdades porque elas afastam-me de Vós, arranca-me de de mim mesmo, de meus limites, de meus pecados, perdoa-me e prende-me em Vossas misericordiosas amarras.
O Senhor é minha luz Ele é minha salvação!
E não importa saber quem sou o que importa é o meu amor.
Espera em Deus cria coragem, espera em Deus que é teu Senhor.
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