QUESTÃO 62 - "O QUE É A ALMA?"


(Em edição)

Youcat responde: "A alma é o que faz cada pessoa ser humana, isto é, o seu princípio de vida espiritual, o seu íntimo. A alma faz com que um corpo material se torne corpo vivo e humano. Através da alma o ser humano torna-se um ente que pode dizer "eu" e permanece diante de Deus como um indivíduo inconfundível. [362-365, 282]."

E continua: "Os seres humanos são corporais e espirituais. O espírito do ser humano é mais que uma função do corpo e não se compreende a partir da composição material do ser humano. A razão diz-nos que tem de haver um princípio espiritual que esteja unido ao corpo, embora não lhe seja idêntico, e que designamos por "alma". Embora a alma não se possa "comprovar" pela ciência natural, o ser humano não se consegue entender enquanto ente espiritual sem a admissão deste princípio espiritual, que excede a matéria. > 153-154, 163.

Citações youcat: "Faz bem ao teu corpo, para que a alma tenha prazer de nele habitar. Santa Teresa de Ávila (1515-1582, mística espanhola e doutora da Igreja)."

"O ser humano torna-se realmente ele mesmo quando corpo e alma se encontram em íntima unidade... Se o ser humano aspira a ser somente espírito e deseja rejeitar a carne como uma herança apenas animalesca, o espírito e o corpo perdem, então, a sua dignidade. E se ele, por outro lado, renega o espírito e consequentemente considera a matéria, o corpo, como realidade exclusiva, perde igualmente a sua grandeza. Bento XVI, Deus caritas est."

...

CIC [362-365, 282]


II. "CORPORE ET ANIMA UNUS" (UNO DE ALMA E CORPO)


362 A pessoa humana, criada à imagem de Deus, é um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual. O relato bíblico exprime esta realidade com uma linguagem simbólica, ao afirmar que "O Senhor Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente" (Gn 2,7). Portanto, o homem em sua totalidade é querido por Deus. (Parágrafos relacionados: 1146,2332)

363 Muitas vezes o termo alma designa na Sagrada Escritura a vida humana [fca63] ou a pessoa humana inteira. Mas designa também o que há de mais íntimo no homem e o que há nele de maior valor, aquilo que mais particularmente o faz ser imagem de Deus: "alma" significa o princípio espiritual no homem. (Parágrafo relacionado: 1703)

364 O corpo do homem participa da dignidade da "imagem de Deus": ele é corpo humano precisamente porque é animado pela alma espiritual, e é a pessoa humana inteira que está destinada a tornar-se, no Corpo de Cristo, o Templo do Espírito. (Parágrafo relacionado: 1004) Unidade de corpo e de alma, o homem, por sua própria condição corporal, sintetiza em si os elementos do mundo material, que nele assim atinge sua plenitude e apresenta livremente ao Criador uma voz de louvor. Não é, portanto, lícito ao homem desprezar a vida corporal; ao contrario, deve estimar e honrar seu corpo, porque criado por Deus e destinado à ressurreição no último dia. (Parágrafo relacionado: 2289)

365 A unidade da alma e do corpo é tão profunda que se deve considerar a alma como a "forma"do corpo; ou seja, é graças à alma espiritual que o corpo constituído de matéria é um corpo humano e vivo; o espírito e a matéria no homem não são duas naturezas unidas, mas a união deles forma uma única natureza.


I. A CATEQUESE SOBRE A CRIAÇÃO

282) A catequese sobre a criação se reveste de uma importância capital. Ela diz respeito aos próprios fundamentos da vida humana e cristã, pois explicita a resposta da fé cristã à pergunta elementar feita pelos homens de todas as épocas: "De onde viemos?" "Para onde vamos?" "Qual é a nossa origem?" "Qual é o nosso fim?" "De onde vem e para onde vai tudo o que existe?" As duas questões, a da origem e a do fim, são inseparáveis. São decisivas para o sentido e a orientação de nossa vida e de nosso agir.


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REFLEXÃO

A alma é o sopro de vida que Deus, autor da vida, imprimiu na matéria inerte (barro). Se sopro de Deus é Espírito de Deus, podemos falar: alma espiritual.
Afinal, matéria inerte somos todos, quando não temos Deus conosco, embora a matéria seja, também, uma criatura de Deus.













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