QUESTÃO 55 - YOUCAT: "PODEMOS RELACIONAR-NOS COM OS ANJOS?"


(Em edição)

Youcat responde: "Sim. Podemos invocar a ajuda dos anjos e pedir-lhes a intercessão junto de Deus. [334-336, 352].

E continua: "Cada pessoa recebe, de Deus, um anjo da guarda. É bom e conveniente rezar ao anjo da guarda em benefício seu e dos outros. Os anjos, por iniciativa própria, também se podem fazer perceptíveis na vida de um cristão, como, por exemplo, quando são portadores de uma mensagem ou se fazem bons companheiros. A fé nada tem a ver com os anjos exotéricos.

Citações youcat: "Cada crente tem, a seu lado, um anjo como protetor e pastor, para o conduzir na vida. São Basílio Magno (ca 330-379, doutor da Igreja)."

"O Ser humano não é anjo nem animal, e a sua felicidade consiste em que, quando alguém faz dele um anjo, acaba por fazer dele um animal. Blaise Pascal."

...

CIC [334-336, 352] - OS ANJOS NA VIDA DA IGREJA


334 Do mesmo modo, a vida da Igreja se beneficia da ajuda misteriosa e poderosa dos anjos.

335 Em sua Liturgia, a Igreja se associa aos anjos para adorar o Deus três vezes Santo; ela invoca a sua assistência (assim em In Paradisum deducant te  Angeli... - Para o Paraíso te levem os anjos, da Liturgia dos defuntos, ou ainda no "hino querubínico" da Liturgia bizantina). Além disso, festeja mais particularmente a memória de certos anjos (São Miguel, São Gabriel, São Rafael, os anjos da guarda). (Parágrafo relacionado: 1138)

336 Desde o início até a morte, a vida humana é cercada por sua proteção e por sua intercessão. "Cada fiel é ladeado por um anjo como protetor e pastor para conduzi-lo à vida. "Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé da sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus. (Parágrafo relacionado: 1020)
...

352 A Igreja venera os anjos que a ajudam em sua peregrinação terrestre e protegem cada ser humano.
...

REFLEXÃO

Encontram-se, com frequência, na Sagrada Escritura, citações a respeito da ação de anjos, sempre, estabelecendo relação entre Deus e os seres humanos. Certas citações de aparições angélicas  podem apresentar alguma dificuldade de distinção. O escritor sagrado, às vezes, não deixa muito claro se determinada experiência é angélica ou manifestação direta do próprio Deus. 
No Novo Testamento, há diversas citações a respeito dos anjos; até mesmo Jesus faz referência a eles. Entretanto, numa avaliação ainda passiva de equívoco, é possível considerar que no Novo Testamento, e na história da Igreja de Cristo, como um todo, a presença de anjos não é tão frequente e importante como no Antigo Testamento e no tempo de Jesus. 
Quero suscitar aqui uma reflexão: Quero crer na probabilidade de que a encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo e o envio, posterior, do Divino Espírito Santo, Paráclito, à Igreja, tenham tornado menos necessária a continuidade da ação de anjos no meio dos cristãos. 
Isto porque, na plenitude dos tempos, Deus mesmo veio habitar no meio de nós, em Jesus Cristo, em Sua Mãe Maria, nos santos todos e nos homens de boa e santa vontade.
Assim, o exército de anjos de Deus deve ter sido direcionado a outras responsabilidades como, por exemplo, à guarda dos seres humanos.
Por isso, devemos orar ao nosso Santo Anjo da Guarda.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUESTÃO 526 - YOUCAT: A QUEM SE REFERE O PEDIDO "LIVRAI-NOS DO MAL"?

QUESTÃO 525 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER "NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO"?

QUESTÃO 524 - YOUCAT: O QUE SIGNIFICA DIZER: "PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO?