QUESTÃO 49 - YOUCAT: "PORVENTURA DEUS GUIA O MUNDO E A MINHA VIDA?"
(Em edição)
Providência Divina
Youcat responde: "Sim, mas de um modo misterioso. Deus conduz tudo ao seu aperfeiçoamento, por caminhos que só Ele conhece. O que Ele criou não cai um instante das Suas mãos. [302-305]"
E continua: "Deus atua tanto nos grandes fatos da História como nos pequenos acontecimentos da nossa vida pessoal; contudo, Ele não belisca a nossa liberdade, como se fôssemos marionetes dos Seus planos eternos. Em Deus "vivemos, movemo-nos e existimos" (At 17,28). Deus está presente em todas as vicissitudes da nossa vida, mesmo nas ocorrências dolorosas e nos supostos acasos, aparentemente sem sentido. Deus também escreve direito pelas linhas tortas da nossa vida. O que Ele nos tira e o que Ele nos dá, as situações em que Ele nos fortalece e as circunstâncias em que nos põe à prova... tudo isto constitui ocasiões e sinais da Sua vontade. > 43"
Citações youcat: A confiança na Providência Divina é a fé firme e viva de que Deus nos pode ajudar e nos ajudará. Que Ele nos pode ajudar, é evidente, pois Ele é onipotente. Que Ele nos ajudará, é seguro, porque Ele, em muitas passagens da Sagrada Escritura, prometeu e foi fiel a todas as Suas promessas. Beata Madre Teresa.
Até os cabelos da nossa cabeça estão todos contados. Mt 10,30.
CIC [302-305] > 43:
V. DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA
302) A criação tem sua bondade e sua perfeição próprias, mas não saiu completamente acabada das mãos do Criador. Ela é criada "em estado de caminhada" ("in statu viae") para uma perfeição última a ser ainda atingida, para a qual Deus a destinou. Chamamos de divina providência as disposições pelas quais Deus conduz sua criação para esta perfeição: Deus conserva e governa com sua providência tudo o que criou; ela se estende "com vigor de um extremo ao outro e governa o universo com suavidade" (Sb 8,1). Pois "tudo está nu e descoberto aos seus olhos" (Hb 4,13), mesmo os atos dependentes da ação livre das criaturas.
303) O testemunho da Escritura é unânime: a solicitude da divina providência é concreta e direta, toma cuidado de tudo, desde as mínimas coisas até os grandes acontecimentos do mundo e da história. Com vigor, os livros sagrados afirmam a soberania absoluta de Deus no curso dos acontecimentos: "O nosso Deus está no céu e faz tudo o que deseja" (S1 115,3); e de Cristo se diz: "O que abre e ninguém mais fecha, e, fechando, ninguém mais abre" (Ap 3,7). "Muitos são os projetos do coração humano, mas é o desígnio do Senhor que permanece firme" (Pr 19,21).
304) Assim vemos o Espírito Santo, autor principal da Escritura, atribuir muitas vezes ações a Deus, sem mencionar causas segundas. Esta não é uma "maneira de falar" primitiva, mas uma forma profunda de lembrar o primado de Deus e o seu senhorio absoluto sobre a história e o mundo e de assim educar para a confiança nele. A oração dos Salmos é a grande escola desta confiança.
305) Jesus pede uma entrega filial à providência do Pai Celeste, que cuida das mínimas necessidades de seus filhos: "Por isso, não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber?... Vosso Pai celeste sabe que tendes necessidade de todas essas coisas. Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6,31-33).
...o...
REFLEXÃO
O ser humano enriquece sua mente abrindo-a ao conhecimento de si mesmo e das demais criaturas - e isto é dom, é graça. Mas, só sabe de Deus aquilo que Deus mesmo lhe quer revelar, pois não cabe à criatura, por si mesma, conhecer o seu Criador.
Para conhecer a Deus é preciso estar com Ele, conviver com Ele; a criatura precisa alimentar em seu seio a humilde chama do amor, da sabedoria infinita do Deus Criador.
Em Jesus Cristo, o ser humano foi elevado à condição de filho de Deus; e o filho que sobe as montanhas das dificuldades do mundo para estar com o Pai, o filho que se determina a viver na intimidade do Pai, conversar com o Pai, este conhece o Pai, faz a vontade do Pai e o Pai o ressuscitará, no dia final.
Foi assim com Jesus Cristo, como primícia, no dizer do Apóstolo São Paulo. É nisto que consiste o "amar a Deus sobre todas as coisas".
Jesus tinha o costume de se retirar para estar com Deus em Sua montanha sagrada e, quando descia à planície da humanidade, era Deus mesmo que descia com Ele para curar o corpo e sanear a alma de quantos encontrava pelo caminho.
Meu Senhor, queremos estar sempre convosco, amando-vos e abedecendo-vos! Guia-nos por vossos caminhos, cura as nossas enfermidades e salva-nos!
Foi assim com Jesus Cristo, como primícia, no dizer do Apóstolo São Paulo. É nisto que consiste o "amar a Deus sobre todas as coisas".
Jesus tinha o costume de se retirar para estar com Deus em Sua montanha sagrada e, quando descia à planície da humanidade, era Deus mesmo que descia com Ele para curar o corpo e sanear a alma de quantos encontrava pelo caminho.
Meu Senhor, queremos estar sempre convosco, amando-vos e abedecendo-vos! Guia-nos por vossos caminhos, cura as nossas enfermidades e salva-nos!
Comentários