QUESTÃO - 48 YOUCAT: "PARA QUE CRIOU DEUS O MUNDO?"
(Em edição)
Youcat responde: '"O mundo foi criado para a glória de Deus" (CONCÍLIO VATICANO I, Dei Filius) [293-294,319].'
E continua: "Não há outro motivo para a Criação que não seja o amor. Nela se manifesta a majestade e a Glória de Deus. Louvar a Deus não significa, porem aplaudir o Criador. O ser humano não é um espectador da obra da Criação. Para ele, "louvar" Deus significa estar agradecido, juntamente com toda a Criação, pela própria existência. > 489.
Citações Youcat: "A glória de Deus é o ser humano vivo. A vida do ser humano é, todavia, ver Deus. Santo Irineu de Lião."
"O que te fez também sabe o que quer fazer contigo. Santo Agostinho."
CIC [293-294,319,489]
III. "O MUNDO FOI CRIADO PARA A GLÓRIA DE DEUS"
293) Eis uma verdade fundamental que a Escritura e a Tradição não cessam de ensinar e de celebrar: "O mundo foi criado para a glória de Deus". Deus criou todas as coisas, explica São Boaventura, "non propter gloriam augendam, sed propter gloriam manifestandam et propter gloriam suam communicandam - não para aumentar a [sua] glória, mas para manifestar a glória e para comunicar a sua glória". Pois Deus não tem outra razão para criar a não ser seu amor e sua bondade: "Aperta manu clave amoris creaturae prodierunt - Aberta a mão pela chave do amor, as criaturas surgiram". E o Concílio Vaticano I explica: Este único e verdadeiro Deus, por sua bondade e por sua "virtude onipotente", não para aumentar sua felicidade nem para adquirir sua perfeição, mas para manifestar essa perfeição por meio dos bens que prodigaliza às criaturas, com vontade plenamente livre, criou simultaneamente no início do tempo ambas as criaturas do nada: a espiritual e a corporal.
294) A glória de Deus consiste em que se realize esta manifesta o e esta comunicação de sua bondade em vista das quais o mundo foi criado. Fazer de nós "filhos adotivos por Jesus Cristo: conforme o beneplácito de sua vontade para louvor à glória da sua graça" (Ef 1,5-6): "Pois a glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus: se já a revelação de Deus por meio da criação proporcionou a vida a todos os seres que vivem na terra, quanto mais a manifestação do Pai pelo Verbo proporciona a vida àqueles que vêem a Deus". O fim último da criação é que Deus, "Criador do universo, tornar-se-á “tudo em todas as coisas' (1Cor 15,28), procurando, ao mesmo tempo, a sua glória e a nossa felicidade".
489) Ao longo de toda a Antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão de santas mulheres. No princípio está Eva: a despeito de sua desobediência, ela recebe a promessa de uma descendência que será vitoriosa sobre o Maligno e a de ser a mãe de todos os viventes. Em virtude dessa promessa, Sara concebe um filho, apesar de sua idade avançada. Contra toda expectativa humana, Deus escolheu o era tido como impotente e fraco para mostrar sua fidelidade à sua promessa: Ana, a mãe de Samuel, Débora, Rute, Judite e Ester, e muitas outras mulheres. Maria "sobressai entre (esses) humildes e pobres do Senhor, que dele esperam e recebem com confiança a Salvação. Com ela, Filha de Sião por excelência, depois de uma demorada espera da promessa, completam-se os tempos e se instaura a nova economia" (Parágrafos relacionados: 722,410,145,64)
"A glória de Deus é o ser humano vivo. A vida do ser humano é, todavia, ver Deus." Santo Irineu de Lião.
A glória de Deus é sua criatura, o ser humano feito à sua imagem e semelhança. Da criatura humana Deus se ocupou, nela manifestou sua vontade e sua glória.
Concluída: "...Deus viu tudo quanto havia feito e achou que era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: o sexto dia." (Gn 1,31 - Bíblia CNBB).
Eis o ser humano, um ser vivo, inteligente, moldado pela vontade de Deus! Sua verdadeira glória está em viver na presença de Deus. "Ver Deus" eis a maior felicidade, a glória da criatura que brotou das mãos do Criador.
Desde cedo, a inveja do inimigo procura afastar o ser humano do seu Pai Criador. Leva-o a trocar Deus por falsos deuses quando não o faz querer ser deus de si mesmo e das demais criaturas.
CIC [293-294,319,489]
III. "O MUNDO FOI CRIADO PARA A GLÓRIA DE DEUS"
293) Eis uma verdade fundamental que a Escritura e a Tradição não cessam de ensinar e de celebrar: "O mundo foi criado para a glória de Deus". Deus criou todas as coisas, explica São Boaventura, "non propter gloriam augendam, sed propter gloriam manifestandam et propter gloriam suam communicandam - não para aumentar a [sua] glória, mas para manifestar a glória e para comunicar a sua glória". Pois Deus não tem outra razão para criar a não ser seu amor e sua bondade: "Aperta manu clave amoris creaturae prodierunt - Aberta a mão pela chave do amor, as criaturas surgiram". E o Concílio Vaticano I explica: Este único e verdadeiro Deus, por sua bondade e por sua "virtude onipotente", não para aumentar sua felicidade nem para adquirir sua perfeição, mas para manifestar essa perfeição por meio dos bens que prodigaliza às criaturas, com vontade plenamente livre, criou simultaneamente no início do tempo ambas as criaturas do nada: a espiritual e a corporal.
294) A glória de Deus consiste em que se realize esta manifesta o e esta comunicação de sua bondade em vista das quais o mundo foi criado. Fazer de nós "filhos adotivos por Jesus Cristo: conforme o beneplácito de sua vontade para louvor à glória da sua graça" (Ef 1,5-6): "Pois a glória de Deus é o homem vivo, e a vida do homem é a visão de Deus: se já a revelação de Deus por meio da criação proporcionou a vida a todos os seres que vivem na terra, quanto mais a manifestação do Pai pelo Verbo proporciona a vida àqueles que vêem a Deus". O fim último da criação é que Deus, "Criador do universo, tornar-se-á “tudo em todas as coisas' (1Cor 15,28), procurando, ao mesmo tempo, a sua glória e a nossa felicidade".
489) Ao longo de toda a Antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão de santas mulheres. No princípio está Eva: a despeito de sua desobediência, ela recebe a promessa de uma descendência que será vitoriosa sobre o Maligno e a de ser a mãe de todos os viventes. Em virtude dessa promessa, Sara concebe um filho, apesar de sua idade avançada. Contra toda expectativa humana, Deus escolheu o era tido como impotente e fraco para mostrar sua fidelidade à sua promessa: Ana, a mãe de Samuel, Débora, Rute, Judite e Ester, e muitas outras mulheres. Maria "sobressai entre (esses) humildes e pobres do Senhor, que dele esperam e recebem com confiança a Salvação. Com ela, Filha de Sião por excelência, depois de uma demorada espera da promessa, completam-se os tempos e se instaura a nova economia" (Parágrafos relacionados: 722,410,145,64)
REFLEXÃO
"A glória de Deus é o ser humano vivo. A vida do ser humano é, todavia, ver Deus." Santo Irineu de Lião.
A glória de Deus é sua criatura, o ser humano feito à sua imagem e semelhança. Da criatura humana Deus se ocupou, nela manifestou sua vontade e sua glória.
Concluída: "...Deus viu tudo quanto havia feito e achou que era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: o sexto dia." (Gn 1,31 - Bíblia CNBB).
Eis o ser humano, um ser vivo, inteligente, moldado pela vontade de Deus! Sua verdadeira glória está em viver na presença de Deus. "Ver Deus" eis a maior felicidade, a glória da criatura que brotou das mãos do Criador.
Desde cedo, a inveja do inimigo procura afastar o ser humano do seu Pai Criador. Leva-o a trocar Deus por falsos deuses quando não o faz querer ser deus de si mesmo e das demais criaturas.
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